Skip to main content
Notícias

Médico vai realizar cirurgias gratuitas para a população carente de Niterói

By 5 de novembro de 2012Nenhum comentário

Por: Lívia Neder 10/07/2011

Diretor de unidade médica na cidade, Ronaldo Pontes participa de mutirão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Cirurgião vai operar pessoas com problemas de lábio leporino
Diretor do Hospital Niterói D’Or, o médico Ronaldo Pontes realizará duas cirurgias gratuitas de reparação de lábio leporino em pacientes a partir de seis meses de idade, no próximo dia 2 de agosto, na sede da unidade hospitalar, no Jardim Icaraí. A iniciativa faz parte do mutirão de cirurgias plásticas reconstrutoras e reparadoras, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em diversas unidades do Rio, para o atendimento de pessoas carentes.

De acordo com Ronaldo Pontes, que é professor de cirurgia plástica no serviço de residência do Hospital Niterói D’Or, cada membro da SBCP pôde escolher aleatoriamente o tipo de cirurgia que ofereceria no mutirão. Ele explicou que escolheu a reparação de lábio leporino por conta do tempo em que atuou no Hospital Getúlio Vargas, onde a demanda de pacientes com fissuras era grande.

“Trabalhei por dez anos na rede pública e constatei que a procura de tratamentos por parte dos pacientes com lábio leporino é grande, principalmente nas classes econômicas mais baixas. O mutirão possibilita que pacientes que não tenham condições de arcar com tratamentos plásticos reconstrutores ou reparadores tenham um atendimento de ponta sem qualquer custo”, salientou o cirurgião.

O médico alerta, ainda, que os interessados devem procurar se inscrever o quanto antes. Segundo Ronaldo Pontes, é necessário que haja tempo hábil para a realização dos exames pré-operatórios, já que as cirurgias devem ser realizadas, obrigatoriamente no dia 2 de agosto. “Além de realizar um trabalho social, pretendo divulgar a importância da cirurgia de lábio leporino, que parece simples, visto que os pacientes podem receber alta no mesmo dia, mas exige muita perícia”, revelou Ronaldo Pontes.

Todos os gastos da operação, incluindo o pré-operatório e o pós-operatório, serão custeados pelo hospital, localizado na Rua Sete de Setembro, 301, no Jardim Icaraí.

Especialidades – Segundo a assessoria de imprensa da SBCP, os interessados em realizar cirurgias plásticas reconstrutoras ou reparadoras devem procurar o escritório da sociedade, no Rio de Janeiro, através do telefone 2266-7821. As unidades de saúde que realizarão as operações no mutirão vão priorizar os pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/cirurgias-gratuitas-para-carentes