Skip to main content
Notícias

Curso preparatório para prova de especialista e prova para ascensão a membro titular são destaques no primeiro dia de evento

By 14 de novembro de 2013maio 21st, 2018Nenhum comentário

 

Um dia antes da abertura oficial do 50° Brasileiro de Cirurgia Plástica, acontece o curso preparatório para a prova de especialista, que ocorre em março de 2014, e a prova para membro titular da Sociedade.

O curso preparatório aconteceu durante todo o dia e contou com a participação de 240 inscritos e uma banca com 13 professores especialistas nas mais diversas áreas. A prova de especialistas é uma exigência do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, sendo a única forma do médico receber o título de cirurgião plástico, após cursar dois anos de especialização em cirurgia geral e três anos de especialização em cirurgia plástica. A prova é realizada em duas etapas, escritas em múltipla escolha e oral.

Segundo Dr. Pedro Pita, coordenador do curso, a prova pode ser considerada como um vestibular da cirurgia plástica. “Não é uma prova fácil, já que a cirurgia plástica é uma especialidade muito ampla e existem diversos campos de estudos, no entanto, é muito objetiva, com dedicação e interesse todos os candidatos têm grande chances de aprovação”, explica ele. O nível de aprovação é alto e os inscritos tem acesso ao programa científico previamente distribuído às regionais e também ao conteúdo das provas anteriores.

No mesmo dia, foi realizada a prova para membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a categoria mais alta dentro da entidade. Com 98 inscritos, 34,7% de São Paulo, 20% do Rio de Janeiro, 9% de Minas Gerais e 12% região sul, 8% Centro-oeste, 7% Nordeste e 3% da região norte. Durante o Congresso, com a presença de todos os membros da comissão, a 2° etapa da prova ocorreu dentro do estipulado e sem intercorrências. Dentre os 81 candidatos nessa 2° fase houve somente 2 candidatos reprovados, o menor índice de reprovação de história da prova.