Notícias

Homens buscam mais cirurgias plásticas

By 19 de junho de 2014 Nenhum comentário

Alguns desejam elevar a autoestima, outros querem continuar competitivos no mercado de trabalho e há os que pretendem ficarem parecidos com astros e personagens do cinema. Não importa qual o motivo, a verdade é que o número de homens procurando cirurgia plástica aumentou.

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS, em inglês), entre 1997 e 2013 o número de lipoaspirações aumentou 106% e os homens representam 14% deste avanço. Cirurgiões que integram o site RealSelf, reconhecido pela própria ASAPS e pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, também relatam o aumento no número de cirurgias deste tipo.

A competitividade no mercado de trabalho é um dos fatores que impulsionam este aumento. Para pessoas mais velhas que buscam colocação profissional a aparência pode ser determinante. Isso porque é comum a preferência por candidatos não apenas mais novos como com aparência jovial e em forma. Da mesma maneira que homens levam vantagens sobre mulheres no mercado de trabalho, os mais novos as têm sobre os mais velhos – duas coisas incorretas e que não deveriam ocorrer, mas que infelizmente são realidade.

O cinema também tem papel decisivo no aumento de cirurgia plástica entre homens. A imagem de personagens e atores mais velhos, como Tom Cruise e Bruce Willis, mas com corpos de fazer inveja a muitos jovens, acaba influenciando na hora de optar por uma cirurgia plástica – afinal, a maioria das pessoas não têm o tempo necessário para se exercitar e ficar com o corpo que desejam. Algo semelhante acontece com as mulheres, que são constantemente levadas a buscar um padrão de beleza determinado pela sociedade.

Com informações do site RealSelf. Leia a matéria original aqui (em inglês).

Crédito da foto: snowstice via Compfight cc