Skip to main content
Notícias

A idade deve ser um fator para a realização de cirurgia plástica?

By 26 de agosto de 2014Nenhum comentário

Há uma série de questões a serem consideradas antes de uma cirurgia plástica, como estilo de vida, saúde geral e fatores genéticos. Um deles tem recebido destaque nos ultimamente: a idade, já que muitos refletem se jovens e pessoas idosas são bons candidatos a estes procedimentos.

Como muitas outras coisas que influenciam a decisão do cirurgião plástico, a idade deve ser avaliada em conjunto com o estado físico e mental do paciente. Ainda que alguns profissionais fiquem hesitantes em realizar certas cirurgias por conta da idade da pessoa, muitos deles têm uma preocupação especial. Adolescentes que querem realizar cirurgias plásticas.

Adolescente pensativa

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, em inglês), em 2013 mais de 113 mil pessoas com menos de 18 anos realizaram algum procedimento – cerca de 1% do total de cirurgias. Entretanto, apesar das notícias constantes sobre a tendência de jovens fazerem cirurgias plásticas, o número de adolescentes que passaram por procedimentos diminuiu nos últimos anos. Em 2002, esse público representou 3,2% das cirurgias.

Enquanto algumas pessoas não vejam a cirurgia plástica em jovens por um ponto de vista favorável, a prática pode ser extremamente positiva quando o candidato é bem avaliado. Quando realizados, os procedimentos geralmente são feitos para corrigir assimetrias ou anormalidades. A lista das cirurgias mais populares entre este público inclui a otoplastia, rinoplastia e mamoplastia redutora.

Cirurgia Plástica na terceira idade

As estatísticas da ISAPS também revelam que 9,7% dos pacientes que realizaram cirurgia plástica em 2013 tinham mais do que 65 anos. A idade pode fazer surgir alguns fatores, como doenças crônicas e mobilidade reduzida, que tornam a cirurgia mais arriscada. Mas uma avaliação física e mental minuciosa, os cirurgiões pode ponderar a segurança do procedimento caso a caso.

Um artigo publicado no New York Times indica que a cirurgia plástica pode ser beneficial para idosos que desejam melhorar sua autoestima – um cirurgião ouvido pela reportagem indicou um aumento constante de pacientes com mais de 70 anos e afirmou que estas pessoas são saudáveis e querem se manter socialmente ativos.

 

Fonte: Smart Beauty Guide