Skip to main content
Notícias

Garoto de 9 anos faz cirurgia plástica para ter orelhas

By 28 de agosto de 2014Nenhum comentário

Kieran Sorkin, um menino de nove anos, nasceu surdo e sem as duas orelhas. Não é difícil imaginar as dificuldades vividas por um garoto com estas particularidades – bullying, auto-estima baixa e deslocamento social são algumas delas.

 A cirurgia plástica ajudou a mudar a vida de Kieran, em mais uma mostra que esta especialidade médica pode transformar a vida de pessoas muito além de necessidades puramente estéticas.

Cirurgiões do Great Ormond Street Hospital, de Londres, foram capazes de criar duas orelhas a partir da cartilagem das costelas do garoto. “Eu quero que as pessoas parem de me fazer perguntas. Eu só gostaria de ser como meus amigos”, afirmou o garoto em reportagem da BBC.

Uma cirurgia para colocar um aparelho auditivo já havia dado ao menino a possibilidade de escutar normalmente. Faltava apenas melhorar a aparência para completar sua transformação.

O cirurgião responsável utilizou como modelo o desenho da orelha da mãe de Kieran. Depois, retirou dois pedaços de cartilagem das costelas do garoto e as cortou para ficarem com o formato do desenho. O passo seguinte foi inserir a cartilagem em uma bolsa aberta no local onde deveriam estar as orelhas de Kieran. Para finalizar, o ar que sobrou dentro da bolsa é sugado e a pele então tomou o formato do modelo enxertado.

514

 Apesar de ser estética, a cirurgia aumentou a auto-estima do menino. O Great Ormond Street Hospital faze cerca de 40 cirurgias desta por ano. “Mudar a confiança de um paciente nesta idade é capaz de alterar toda sua trajetória de vida”, explicou o responsável pela cirurgia de Kieran.

Avanços mudarão cirurgia

Em alguns anos é capaz que a cirurgia plástica a que o garoto britânico foi submetido seja bem diferente. Ao invés de retirar a cartilagem das costelas, as orelhas poderiam ter sido criadas a partir de células-tronco retiradas de tecidos adiposos dos pacientes.

Experimentos conduzidos nos EUA já foram capazes de gerar uma orelha em um roedor a partir de células retiradas de vacas e ovelhas.

 

Com informações da BBC.

Crédito da foto: Reprodução/BBC