Skip to main content
Notícias

9 coisas que você pode estar fazendo que aceleram para o envelhecimento

By 2 de setembro de 2014Nenhum comentário

Como diz a letra da música, o tempo não para. E com o passar dos anos o processo natural de envelhecimento vai se fazendo cada vez mais visível.

Apesar de inevitável e de ter influência do fator genético de cada pessoa, este processo pode ser acelerado ou diminuído de acordo com certas atitudes. Fumar ou se alimentar mal são comportamentos bem conhecidos por acelerar o desgaste natural do corpo, mas existe outras que também contribuem e irão de surpreender.

Veja 9 coisas que você pode estar fazendo que aceleram para o envelhecimento:

1 – Variação de peso: ou a famosa dieta ioiô aumenta a elasticidade da pele e contribui para que a flacidez chegue mais rápido. Procure manter o peso estável e se resolver fazer uma dieta procure perder peso de forma progrssiva.

312

Variação de peso aumenta elasticidade da pele.

2 – Dormir com o rosto para baixo: seu travesseiro pode deixar linhas em seu rosto e ressecar a pele. A pressão sobre a face pode causar rugas, principalmente na região nasolabial, que vai do nariz até a boca. Linhas também podem se formar na região dos olhos, já que lá a pele é particularmente fina. Se acordar durante a noite dormindo com o rosto virado e apoiado no travesseiro volte a dormir com a barriga para cima.

3 – Cerrar os olhos: sabe aquele olhar com as pálpebras semicerradas, característico de quem precisa usar óculos, mas insiste em deixar as lentes guardadas? Isso contribui para o envelhecimento! Se você precisa, use os óculos e também óculos escuros em dias de sol. Isso ajudará a manter a saúde dos olhos e também a evitar os terríveis pés de galinha.

4 – Não tirar a maquiagem para dormir: isso pode entupir poros e glândulas sebáceas. Quando a maquiagem se fixa dentro dos poros, faz com que eles pareçam maiores e podem mesmo alargá-los. Como o nível de colágeno da pele diminui com o passar dos anos, os poros não voltaram facilmente a ser o que eram antes. Não retirar os produtos também pode causar inflamações, que aumentam a perda de colágeno e a firmeza da pele. Resumindo a história: lave o rosto e retire a maquiagem antes de ir para cama!

5 – Muito tempo na piscina: essa é para ficar de olho especialmente no verão ou para aqueles que podem curtir uma piscina aquecida. O cloro pode ressecar e causar danos na pele. Para reduzir este problema use um sabonete suave e lave o corpo usando apenas as mãos – deixe de lado qualquer coisa ou produto abrasivo ou esfoliante. Use hidratante após a ducha, depois de nadar. Se sua pele já for seca, considere usar produtos emolientes antes de cair na água.

S

O cloro pode prejudicar a pele, especialmente de quem tem ela naturalmente seca.

6 – Usar fones de ouvido: a música é uma boa opção para se acalmar e relaxar, mas o uso abusivo de fones está prejudicando a audição de muita gente. Uma conversa normal entre pessoas gera de 40 a 60 decibéis. Um show de rock gira em torno de 110 e 140 decibéis. O som produzido pelo fone de ouvido é de cerca de 110 decibéis. O impacto na audição é grande: o National Institute of Health, dos EUA, afirma que escutar música diariamente por 15 minutos no volume 5 causa problemas a longo prazo para a audição. Por isso, controle o volume e limite o uso de fones de ouvido!

7 – Comer muito açúcar: em excesso ele pode ser muito prejudicial para a pele. Além de ser um agente causador de inflamações, a quantidade acima do recomendado pode iniciar um processo chamado de glicação, que contribui para o envelhecimento da pele. Não é fácil deixar de ingerir açúcar, mas é preciso ter controle!

8 – Beber de canudinho: pois é, a contração que é feita na boca para tomar algo usando um canudinho provoca rugas na boca. Aliás, não só isso: qualquer movimento repetido na região pode deixar marcas, como fumar ou contrair os lábios.

9 – Bronzeamento artificial em cabines de luz: se os raios solares naturais aceleram o envelhecimento por que os artificiais não teriam o mesmo efeito? Se ainda sim desejar o tom bronzeado na pele, opte por outras opções.

Straws

Beber de canudinho pode acelerar envelhecimento ao provocar surgimento de linhas na boca.

Se após ler esta lista você estiver começando a pensar que tudo pode acelerar o envelhecimento, não há motivo para pânico. Este é um processo natural. Observe suas atitudes, faça opções saudáveis e se cuide: tome água, tenha uma alimentação balanceada e nutritiva, durma bem e adote comportamentos que o levarão a ter uma vida mais saudável.

 

Com informações do Real Self (em inglês).

 

Crédito das fotos: HeavyWeightGeek via Compfight cc | Michael Lokner via Compfight cc | jeff_golden via Compfight cc