Skip to main content
Notícias

Hospitais do Recife recebem mutirão de cirurgia plástica reparadora

By 24 de setembro de 2014Nenhum comentário

Três hospitais do Recife recebem, nesta quarta (10), o mutirão de cirurgias plásticas reparadoras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip) e o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) terão de 70 a 100 pacientes com câncer de pele beneficiados pela ação. As cirurgias começaram a ser feitas desde a segunda (8), em pacientes que estavam na lista de espera pelo procedimento.

Os pacientes passaram por uma triagem antes da cirurgia. Segundo o diretor de ação social da SBCP, Cláudio Salum, a maior parte dos procedimentos é feita no colo, na cabeça e no pescoço, além de partes do corpo que recebem muita exposição solar. “Dividimos os pacientes por dias e por hospitais. Uma parte está sendo operada neste momento e outros foram operados na segunda e na terça. A triagem é feita de acordo com a fila de espera dos três hospitais”, afirma Salum.

As unidades de saúde são escolhidas de acordo com a demanda e a equipe de residência na área. As cirurgias acontecem dias antes do início da Jornada Norte-Nordeste de Cirurgia Plástica, que chega à 29ª edição, e é sediada em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. Para marcar o mutirão, uma equipe da SBCP visita os hospitais durante a manhã da quarta. Além de Cláudio Salum, o presidente da Fundação IDEAH [Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária], Pedro Martins, e o presidente regional da SBCP, Fábio Neves, participam da visitação.

A quantidade de profissionais envolvidos varia em cada unidade de saúde, mas todos são membros da SBCP. De acordo com os dados da organização, em 2013, foram feitas no Brasil 1,5 milhão de cirurgias plásticas – 1 milhão delas sendo procedimentos estéticos e as 500 mil restantes reparadoras. O estado de Pernambuco contabiliza 13 mil cirurgias plásticas no mesmo período.

 

Fonte: G1 Pernambuco