Notícias

3 motivos para o cirurgião plástico não recomendar uma cirurgia

By 26 de setembro de 2014 Nenhum comentário

Você pega a lista de prioridades e começa a conferir:

– Lista de possíveis cirurgiões certificados pela SBCP? Confirmado.

– Pesquisar sobre cirurgia plástica para tirar dúvidas e estar bem informado? Confirmado.

– Buscar instalações credenciadas para fazer a cirurgia? Confirmado.

261

Depois de completar a lista é hora de dar o próximo passo e marcar consultas com os cirurgiões selecionados. Mas antes de escolher um e realizar a cirurgia é importante saber que cirurgiões responsáveis também têm uma lista de requisitos a serem preenchidos pelos pacientes. Além da condição física e de saúde, também é preciso avaliar aspectos psicológicos de candidatos a cirurgias plásticas.

Veja abaixo 3 fatores que podem levar o cirurgião a recusar, gentilmente, a cirurgia plástica e entenda como isso pode ser importante para você.

O motivo é o correto?

O paciente deve ter uma expectativa realista a respeito dos resultados da cirurgia plástica. Lembre-se: a cirurgia plástica deve ser feita para você mesmo e não por um motivo exterior, como uma relação amorosa ou para conseguir algo, como uma promoção no trabalho!

“Uma mulher de 40 anos entra no consultório para fazer um lifting facial porque seu marido tem um caso com uma mulher mais jovem. Eu poderia fazer a cirurgia, mas há o risco dela não atingir suas expectativas e não ficar satisfeita com o procedimento porque ele não deu o que ela desejava, que era o seu marido de volta”, exemplifica um cirurgião consultado pelo site Real Self.

Isso é uma fixação?

Quanto tempo o paciente pensa sobre o assunto? Já deixou de sair para se esconder? Já faz outras cirurgias plásticas para “corrigir problemas”?

Estas perguntas são importantes e em caso de respostas afirmativas podem indicar uma obsessão em “corrigir falhas”, uma situação que pode levar a uma busca incessante por expectativas que nunca serão atingidas e provocar um sentimento de angústia constante sobre sua auto-imagem. Neste caso um acompanhamento psicológico pode ser indicado.

136

O paciente tem clareza do que deseja?

O paciente deve refletir bastante para saber o que espera da cirurgia plástica. Chegar a uma consulta com desejos vagos, sem entender bem os resultados desejados, ou com muita certeza de que irá atingir objetivos muito específicos, como ficar com o nariz igual ao de uma celebridade, são sinais de alerta para o cirurgião.

“Eu já recebi mais de uma vez pacientes que chegam com uma referência de nariz que nunca poderão conseguir. A principal fonte de insatisfação em rinoplastias se deve a expectativas irreais”, explica outro cirurgião consultado pelo Real Self.

 

Fonte: Real Self. Leia a matéria completa aqui (em inglês).

 

Crédito das fotos: e3Learning via Compfight cc / Regis Andrade via Compfight cc