Skip to main content
Notícias

Avaliação de cirurgia plástica não é como a de um serviço qualquer

By 23 de outubro de 2014maio 21st, 2018Nenhum comentário

Um dos momentos mais importantes durante o planejamento de uma cirurgia plástica é a pesquisa do cirurgião plástico. Checar se o profissional é membro da SBCP e se ele atua em uma instalação credenciada e preparada para garantir a segurança do paciente são passos básicos para encontrar um bom cirurgião plástico.

606

Outro aspecto importante é buscar referências. Uma das formas mais fáceis é ler avaliações em sites especializados, como o Yelp e o AvalDoc. No entanto, Anthony Youn, cirurgião plástico americano, faz uma ponderação: apesar de ser uma fonte de informação, é preciso saber que este tipo de avaliação não é o ideal.

Se este tipo de site é bom para classificar serviços como hotéis, restaurantes, limpeza e tantos outros, para a cirurgia plástica o método não é o melhor.

“Um hotel pode ter boa localização e instalação – ou não. Um restaurante pode ter boa comida, bom ambiente e garçons atenciosos – ou não. O serviço de limpeza, uma loja de molduras, uma revendedora de carros podem ser bons – ou não. Tudo muito comum e, geralmente, preto-no-branco. Mas nada no corpo humano, como sua condição, idades e particularidades, é preto-no-branco”, afirma o cirurgião em texto publicado no Smart Beauty Guide.

Além dos critérios avaliados não serem completos – muitos não mostram, por exemplo, a filiação do médico à SBCP e suas especialidades –, estas páginas não garantem a veracidade das informações. É impossível garantir que as resenhas são escritas, efetivamente, por pacientes do cirurgião plástico sendo avaliado.

Como exemplo Anthony cita um caso que aconteceu com ele.

Certa vez uma pessoa publicou uma avaliação do cirurgião americano em um site. O autor do texto classificou Anthony como um mau profissional e defendeu que ele deveria ter sua licença suspensa.

Após checar o que havia ocorrido, o cirurgião descobriu que a pessoa nunca havia sido sua paciente e que eles sequer se conheciam. A avaliação negativa feita no site foi motivada por um texto publicado por Anthony na CNN em que ele tratava das relações entre o uso de maconha e a ginecomastia.

“Moral da história? Sites de avaliações de médicos podem oferecer informações valiosas a respeito de um profissional, mas eles não são infalíveis. Não os tenha como único critério para escolher o cirurgião plástico”, afirma Anthony Youn.

 

Com informações do Smart Beauty Guide.