Skip to main content
Notícias

5 mitos sobre flacidez de pele

By 8 de junho de 2015Nenhum comentário

Correr causa flacidez no rosto?
Falso. A flacidez da pele ocorre por dois fatores relacionados ao envelhecimento: perda de colágeno, que dá à pele elasticidade, e perda de gordura facial, que causa o caimento da pele. É pouco provável que o movimento do corpo enquanto você corre seja capaz de danificar o colágeno, de acordo com o presidente da ASAPS, Michael Edwards.

Uma causa mais provável é a exposição prolongada aos raios UVs durante o exercício, que com o tempo quebra o colágeno. Certifique-se de passar protetor solar adequadamente antes de iniciar sua corrida – mesmo que o tempo esteja frio.

View image | gettyimages.com

Dormir de barriga para baixo causa flacidez?
Falso. A posição na hora de dormir não irá causar a flacidez propriamente dita, mas pode causar rugas, que podem ser vistas no espelho do banheiro todas as manhãs, quando você levanta. Elas são causadas pela pressão do travesseiro na pele delicada do rosto enquanto a pessoa dorme. Quando se é jovem isto não é um problema já que a pele é elástica e volta ao normal rapidamente. Contudo, conforme a pessoa envelhece a pele se torna menos resiliente e estas linhas podem permanecer no rosto. De acordo com o Dr. Edwards, a melhor forma de evitar esta situação é dormir com a barriga para cima.

Se você tiver dificuldades para dormir nesta posição ou se mexe muito durante a noite, é possível encontrar travesseiros no mercado que tentam evitar as rugas.

Você pode fazer exercícios faciais para reduzir a flacidez da pele?
Verdade, mas com uma observação: “Os exercícios aumentam o tamanho dos músculos faciais e reduzir eventualmente a flacidez, eles também causam linhas de expressão”, explica o presidente da ASAPS. Logo, se um exercício reduz as olheiras, ele pode piorar o pé de galinha. Se você não tiver nenhum tipo de restrição, a aplicação de toxina botulínica pode oferecer melhores resultados.

Perda de peso causa flacidez da pele?
Verdade. Quando se ganha peso, a pele do rosto se expande para acomodar o ganho, como em todo o corpo. Se você perder o peso extra você poderá notar bolsas abaixo dos olhos e uma mandíbula com “folga”. “Conforme você envelhece a pele perde elasticidade e depois de esticada ela não voltará a mesma condição de quando você era jovem”, esclarece o Dr. Edwards. Há procedimentos capazes de melhorar estas condições.

Existem produtos que auxiliam na luta contra a flacidez da pele?
Verdade. É possível reduzir a flacidez de fora para dentro: experimente produtos tópicos que aumentam a produção de colágeno e tome vitamina C, que ajuda a recuperar elasticidade da pele. Consulte um especialista antes de qualquer decisão.

Com informações do Health, por Hallie Levine. Leia a matéria original aqui (em inglês).