Skip to main content
Notícias

Garota que nasceu sem nariz faz cirurgia para receber prótese

By 30 de junho de 2015Nenhum comentário

Tessa Evans tem uma condição rara chamada arrinia completa congênita. Para modelar a prótese, seu crânio foi reconstituído com impressora 3D.

Tessa Evans, de 2 anos, nasceu sem nariz. Trata-se de uma condição extremamente rara conhecida como arrinia completa congênita. Recentemente, ela passou por uma cirurgia para implantar uma prótese inovadora, modelada com a ajuda de uma impressora 3D.

Reprodução/Bem-Estar/Facebook/Gráinne Evans

Fotos de Tessa depois da cirurgia foram divulgadas este mês. “Realmente mudou o perfil dela. Não conseguia imaginar como ela iria ficar, então foi um enorme alívio quando finalmente a vimos”, publicou sua mãe, Gráinne Evans, no Facebook.

A familia vive na cidade de Maghera, na Irlanda, mas o procedimento foi feito no Hospital Great Ormond Street, em Londres, segundo o “Daily Mail”.

Impressora 3D
Para criar a prótese ideal, o cirurgião plástico Jonathan Britto usou um modelo do crânio de Tessa feito com uma impressora 3D. A prótese foi desenvolvida em material cirúrgico e implantada em sua face por uma incisão no couro cabeludo.

Ela terá de passar por uma cirurgia a cada dois anos para adaptar a prótese ao seu crescimento.

Reprodução/Bem-Estar/Facebook/Gráinne Evans

Seus pais contaram ao “Daily Mail” que o normal seria esperar até que ela fosse adolescente para submetê-la a uma cirurgia mais invasiva, em que o nariz é reconstruído com cargilagem e osso do próprio corpo. Mas eles decidiram optar pela cirurgia menos invasiva e mais precoce. O novo nariz de Tessa atende apenas fins estéticos, não funcionando como via aérea.

De acordo com a agência Associated Press, a chance de nascer com arrinia congênita é de uma em 197 milhões.

Fonte: G1/Bem-Estar (clique aqui e leia no site)