Skip to main content
Notícias

Restauração parcial de paralisia facial

By 15 de julho de 2015Nenhum comentário

PREENCHIMENTO LABIAL RESTAURA PARCIALMENTE FUNÇÃO DOS LÁBIOS DE PESSOAS COM PARALISIA FACIAL

preenchimento labial com ácido hialurônico é um procedimento minimamente invasivo geralmente realizado para fins estéticos. No entanto um estudo conduzindo em parceria por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e Stanford revelou que esta técnica de cirurgia plástica pode ter um efeito funcional benéfico em pessoas com paralisia facial.

146-bx

Os pesquisadores selecionaram e acompanharam, entre 2008 e 2014, 25 voluntários com diversos tipos de paralisia facial, incluindo três pessoas com distrofia muscular – uma doença hereditária que enfraquece os músculos. Uma ferramenta capaz de medir a pressão dos lábios foi usada para avaliar os efeitos da aplicação de ácido hialurônico. Um fonoaudiólogo também auxiliou no estudo.

Os resultados foram encorajadores: os lábios dos voluntários ficaram uniformemente mais fortes, mesmo na porção imóvel de quem apresentava paralisia unilateral, e a diferença foi ainda melhor nas pessoas com distrofia muscular. O fonoaudiólogo participante também notou melhora na articulação da fala, como a pronuncia das letras “p” e “b”, e menor possibilidade de babar enquanto bebiam ou comiam.

Os efeitos não foram permanente, durando apenas seis meses, e as injeções não restauraram completamente a função dos lábios. No entanto, apesar de novos estudos serem necessários para avaliar melhor os benefícios e também o uso de outros materiais, os pesquisadores entendem que os ganhos funcionais nestes voluntários não devem ser subestimados.

“A injeção de ácido hialurônico pode ser usada enquanto uma recuperação funcional espontânea é esperada ou como um suplemento para os procedimentos de reanimação definitivas”, escreveram eles.

 

Com informações do Medical Daily. Leia o texto completo e original aqui (em inglês).

Crédito da foto: Send me adrift (via Flickr / CC BY NC ND)