Skip to main content
Notícias

Comunicado Oficial – SILIMED

By 25 de setembro de 2015Nenhum comentário

Comunicado Oficial
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA
Assunto: Implantes de silicone SILIMED

A SBCP tomou ciência de questionamento internacional sobre implantes de silicone da marca SILIMED, pelo órgão certificador europeu TÜV SÜD (em 17/setembro/2015). Em 23/setembro/2015, o Medicine & Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), emitiu press release a toda imprensa britânica informando que os produtos SILIMED foram suspensos por contaminação.
Diante disto, a SBCP buscou imediatas providências de conhecimento dos fatos junto a órgãos oficiais, e a SILIMED, visando a segurança da população conforme a permanente vigilância da Cirurgia Plástica brasileira.
Os relatórios preliminares fazem menção a presença de partículas (comum em todos produtos médicos), embora não existam critérios de quantificação de partículas estabelecidos por autoridades sanitárias europeias. Segundo a empresa e a literatura, tal característica não evidencia dado de risco.
Destarte, a SBCP se pronuncia:
• No Brasil, a SILIMED atende os rigorosos critérios de tecnovigilância e certificação da ANVISA e INMETRO. Até o presente momento não há nenhum pronunciamento das autoridades sanitárias brasileiras, sobre a matéria;
• Não existem razões que justifiquem inquietude, pânico e/ou acompanhamento médico dos usuários de produtos SILIMED;
• A SBCP hipoteca solidariedade e confiança na marca SILIMED, vez que em 37 anos, não há nenhuma mácula de questionamento de qualidade sobre seus produtos. Assim sendo, manifesta seu repúdio a quaisquer tentativas de se estabelecer juízo de valor, antes da apuração dos fatos.
Outrossim, sempre se apresentaram como importantes incentivadores de eventos científicos em prol da Cirurgia Plástica brasileira;
• A SBCP permanece atenta as apurações dos fatos, pelas autoridades sanitárias internacionais, e a empresa SILIMED; bem como a eventuais decisões futuras.

São Paulo, 24 de setembro de 2015

Dr. João de Moraes Prado Neto
Presidente
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica