Notícias

Exercícios físicos por uma pele saudável

By 18 de março de 2016Nenhum comentário

O envelhecimento da pele é inevitável. Apesar de haver possibilidades de procedimentos de rejuvenescimento, nada pode parar a ação do tempo. Ao menos esta era a verdade até um grupo de cientistas divulgarem um estudo surpreendente: exercícios físicos podem tornar sua pele mais jovem e talvez até reverter o envelhecimento.

A pesquisa foi realizada por uma equipe da McMaster University, de Ontario (Canadá), e analisou células de pessoas com mais de 65 anos sedentárias. Após a biópsia, o grupo foi instruído a praticar atividades físicas moderadas duas vezes por semana por três meses. No fim do período, a equipe de cientistas realizou nova análise e encontrou um resultado inesperado.

jogging

Ao comparar os exemplares, as células retiradas após o período de exercícios apresentavam sinais de “rejuvenescimento”. É isso mesmo: sintomas característicos do envelhecimento da pele, como epiderme grossa e derme mais fina, por exemplo, haviam regredido. A pele também estava mais saudável em comparação aos exemplares retirados antes do período de atividade física.

Os pesquisadores ressaltam que ainda não é claro como exercícios afetam a composição da pele, mas o estudo aponta para substâncias como a miocina. Essa substância produzida por músculos é capaz de promover alterações em células não musculares – os cientistas encontraram uma alta concentração de uma variação desta substância nos músculos dos voluntários após os exercícios.

Agora você tem (mais um) grande motivo para se exercitar com regularidade!

Com informações do New York Times. Leia a matéria completa e original (em inglês) aqui.

Crédito da foto: cuegalos via Compfight cc