Skip to main content
Notícias

Simpósio debate responsabilidade civil

By 19 de maio de 2016Nenhum comentário

SIMPÓSIO VAI DEBATER A RESPONSABILIDADE CIVIL E ÉTICO-PROFISSIONAL DOS MÉDICOS

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) vai promover no sábado, 21, o simpósio Responsabilidade Civil e Ético-Profissional dos Médicos. O evento será realizado das 8 às 13 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e vai reunir médicos cirurgiões plásticos e outros especialistas, acadêmicos de medicina, representantes da área médica, juízes, desembargadores e profissionais de direito.

Eles vão debater a judicialização da medicina, processos contra médicos, impactos do novo Código de Processo Civil nos processos por ‘erro médico’ e o uso ético das mídias pela classe médica.

Entre os palestrantes estão o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva; o presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza; o vice-presidente da SBCP, Dênis Calazans; os conselheiros do Conselho Federal de Medicina, Salomão Rodrigues Filho e Emmanuel Fortes; o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva e o desembargador Miguel Kfouri Neto (Paraná)
SAIBA MAIS…
Data: 21 de maio (sábado)
Horário: 8 às 13h15
Local: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos)
Assunto: Simpósio Responsabilidade Civil e Ético-Profissional dos Médicos
Segue a programação

7 às 8 horas – Café da Manhã de boas-vindas
8 às 8h05 – Abertura
8h05 às 8h20 – “Processos Médicos: A conjuntura atual e a visão do Conselho” – Dr. Aldair Novato (Presidente do Cremego)
8h20 às 8h45 – “Processos Médicos: Como Evitá-los? Quais são os instrumentos de defesa do médico” – Dr. Luiz Humberto Garcia de Souza (Conselheiro do Cremego/ Presidente da SBCP-GO)
8h45 às 9 horas – Moderação: Prof. Rodrigo de Silveira (Juiz de Direito TJ/GO)
9 às10h15 – Procedimentos Estéticos/ Cirurgia Plástica: Obrigação de Meios ou de Resultados? Há algo novo? Quais as Implicações? Como mudar essa realidade?
Prof. Miguel Kfouri Neto (Desembargador Tribunal de Justiça/Paraná)
Profa. Hildegard T. Giostri (Advogada – Curitiba-PR)
Moderação: Dr. Dênis Calazans Loma (Cirurgião Plástico – São Paulo- SP, vice-presidente da SBCP)
10h15 às 10h30 – Coffee Break
10h30 às11h45 – “O Médico e as Mídias: Como se comunicar com o público sem ferir a ética e os direitos dos outros colegas e dos pacientes?”
Dr. Dênis Calazans Loma (Cirurgião Plástico – São Paulo-SP)
Dr. Emmanuel Fortes (Presidente da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos/Conselho Federal de Medicina)
Moderação: Dr. Salomão Rodrigues Filho (Conselheiro CFM)
11h45 às 12 horas – Coffee Break
12 às 12h30 – “Impactos do novo Código de Processo Civil nos Processos por ‘Erro Médico’ – Quais são as novidades? Que cuidados devo tomar?” – Prof. Lúcio Flávio Siqueira de Paiva (Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás)
12h30 às13h15 – Perícias Médicas: a visão do Perito. Como o Médico pode produzir elementos de defesa efetiva? Prof. Leonardo Mendes Cardoso (Médico e Perito Judicial)
Moderação: Prof. Carlos Márcio Rissi Macedo (Advogado – Goiânia-GO)

Cirurgia Plástica's photo.