Skip to main content
Notícias

O que é beleza, da Argentina ao Vietnã

By 28 de julho de 2016Nenhum comentário

Como designers de diferentes partes do mundo interpretaram um pedido de uma jornalista para deixá-la bonita

Tudo começou com um auto-retrato. Esther Honig enviou uma fotografia dela, iluminada de forma simples do ombro para cima, para um designer no Sri Lanka. Ela enviou um pedido simples junto com a foto: “Me deixe bonita.”

Honig é jornalista e gerente de mídias sociais na cidade do Kansas, Missouri. Em seu trabalho, ela havia se deparado com o site internacional freelancer Fiverr, e notou como muitas pessoas na página estavam fazendo propaganda de suas habilidades de Photoshop. Ela então teve uma ideia: o que aconteceria se ela pedisse para designers de diferentes países manipularem sua foto, com nada além de um pedido para “deixar ela linda”?

Honig fez exatamente isso: pediu para que um grupo com aproximadamente 40 designers usassem o photoshop para transformá-la em seus próprios conceitos de beleza. Para que não houvesse qualquer confusão com seu pedido, Honig pediu para os designers para deixa-la “como as mulheres que estampam capas das revistas de moda de seu país”.

Os resultados desta troca foram inseridos no projeto de Honig, “Before & After”- que oferece um olhar revelador, se não científico, da suposição de beleza em diferentes países e culturas. Em grande parte das fotos sua pele foi clareada, seus olhos iluminados e seus cabelos alongados. Algumas imagens deram roupas a Honige, outra teve o acréscimo de uma tatuagem.

Megan Garber, jornalista do The Atlantic’s, perguntou a Honig se algum dos Photoshops globais a surpreendeu ou a impressionou. Ela respondeu: “Marrocos foi a imagem mais surpreendente. A forma como o conceito “me deixar bonita” foi interpretada neste caso me tirou o fôlego. Já a imagem que recebi dos EUA (cabelos loiros) me fez tremer: ela foi manipulada de forma tão radical que me senti olhando no espelho e vendo uma imagem distorcida do meu próprio rosto.”

A imagem original de Honig é a que abre esse álbum. Veja os resultados pós photoshop, país por país.

 

Veja todas imagens no nosso Facebook

Fonte: The Atlantic