Skip to main content
Notícias

Ancelmo Góis: Polêmica dos diplomas da UVA

By 5 de agosto de 2016Nenhum comentário

Polêmica dos diplomas da UVA emitidos para colombianos tem novo capítulo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pediu que governo da Colômbia cancele os títulos de especialista em cirurgia plástica que emitiu a partir de diplomas da Universidade Veiga de Almeida conferidos a médicos colombianos. Segundo a SBCP, eles são ilegais e os colombianos vieram aqui fazer “cursos de final de semana”.

Segue…
O pedido foi feito, quarta, pelo presidente da SBCP, Luciano Chaves, ao vice-ministro da Educação colombiano Francisco Javier Cardona Acosta.

O outro lado
A UVA se pronunciou sobre o caso. Leia a nota na íntegra:
“A UVA emitiu aos médicos que cursaram a Pós-Graduação em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica Estética um certificado de conclusão de curso, como cabe a todos aqueles que concluem cursos de especialização na instituição. A validação para o exercício da profissão não cabe à universidade, pois é definida pela legislação vigente nos países onde o profissional irá atuar.
Todos os cursos ministrados pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) são legalizados e estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC), inclusive o Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica Estética, ministrado em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética, de 2003 a 2013 somente para alunos graduados em Medicina. Aos alunos estrangeiros, a universidade exigia a apresentação de diploma e título de Medicina, com tradução juramentada, e reconhecimento do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
A UVA oferecia toda a infraestrutura necessária para a realização do curso, que era presencial e tinha duração de mais de duas mil horas durante três anos, das quais 672 horas de práticas clínicas em instituições especializadas. Para se formar, o aluno tinha que ser aprovado nos exames teóricos e cumprir o total de horas dedicado às práticas clínicas.”

Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/polemica-dos-diplomas-da-uva-emitidos-para-colombianos-tem-novo-capitulo.html