Skip to main content
Notícias

SBCP quer que Brasil investigue tráfico de órgãos

By 26 de setembro de 2016Nenhum comentário

Só neste mês, três casos suspeitos foram registrados. Uma das vítimas morava em Parintins (AM)25/09/2016 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) encaminhou ofício aos Ministérios da Justiça, das Relações Exteriores e à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para investigar casos de tráfico de órgãos de pacientes que saíram do Amazonas e Roraima e morreram após realizarem procedimentos estéticos na Venezuela. Só neste mês, três casos suspeitos foram registrados. Uma das vítimas morava em Parintins.

O presidente nacional da SBCP, Luciano Chaves, classificou a situação como gravíssima, uma vez que o número de pacientes que morrem após o procedimento ou que retornam mutiladas do país vizinho é grande, mas sem dar números precisos e oficiais. “As cirurgias acontecem sem segurança, planejamento e muitas vezes os médicos sequer são especialistas. O caso merece uma atenção das autoridades”, afirmou o presidente, que vai propor à PF realizar campanhas educativas na fronteira do Brasil com a Venezuela para evitar que mulheres continuem se arriscando no “turismo da beleza”.

De acordo com Chaves, os indícios de tráfico de órgãos são fortes e iniciaram há três meses, quando a SBCP recebeu uma denuncia feita pela família de uma paciente que morreu na Venezuela, cujo nome não foi informado, e teria voltado sem um rim.

Outro caso mais recente é da roraimense Adelaide Silva, que morreu há uma semana na cidade de Puerto Ordaz, após ter complicações durante um dos procedimentos estéticos. Segundo familiares da vítima, o corpo chegou em Boa Vista sem nenhum órgão. “O corpo dela foi levado para o IML de Boa Vista e lá, o médico legista disse que não havia nada dentro dela. Temos certeza que os órgãos foram retirados na clínica onde ela morreu porque de lá, o corpo foi direto para a funerária”, afirmou a sobrinha da vítima, Michele da Silva Bezerra, 40.

Familiares da comerciante Dioneide Leite, que saiu de Parintins no início do mês e morreu no dia 13, acreditam que o mesmo não aconteceu com ela porque os acompanhantes estavam bem instruídos e não permitiram que os médicos venezuelanos realizassem a necropsia.

Outra suspeita levantada pela SBCP é de que os órgãos lesionados das vitimas sejam retirados para impedir que perícias sejam realizadas quando o corpo chega ao Brasil. “O número de intercorrências são altas e há muitos médicos operando lá sem especialidade. É preciso investigar se o tráfico está mesmo ocorrendo, ou se esses órgãos estão sendo retirados para que a família não realize a perícia no órgão que foi perfurado e constate a irregularidade”, explicou o cirurgião plástico presidente da sociedade.

Necropsia

Sobre a denúncia de tráfico de órgãos, A CRÍTICA não conseguiu confirmar se a legislação venezuelana é semelhante a brasileira, que obriga a extração dos órgãos para serem necropsiados por um médico legista que irá identificar as causas da morte ou avaliar qual doença ou ferimento está presente no paciente e emitir um laudo pericial sobre o caso.

Médicos solicitam força-tarefa

Em abril deste ano, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) foram ao Ministério Público Federal e Polícia Federal no Amazonas para pedir a criação de uma “força-tarefa” para investigar os casos de brasileiras que vão para países vizinhos realizar cirurgias plásticas e voltam mutiladas ou mortas. A partir desta segunda-feira, a SBCP também vai procurar os órgãos em Roraima para propor que o “turismo da beleza” seja investigado. De acordo com o presidente da Sociedade, Luciano Chaves, há registro de 15 mortes de brasileiras nos últimos anos que se submeteram a cirurgias plásticas na Venezuela.

Em outros países

Segundo o cirurgião plástico Luciano Chaves, o turismo da beleza também acontece nas fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai, onde as mulheres são atraídas por serviços mais baratos que os praticados no País.