Skip to main content
Notícias

SBCP participa do I Congresso Amazônico de Direito Médico

By 17 de outubro de 2016Nenhum comentário

O encontro entre médicos e juristas visa elucidar questões do campo jurídico na área médica

Representando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o presidente Luciano Chaves, o vice-presidente Dênis Calazans e o coordenador jurídico Carlos Michaelis Júnior estão reunidos com outros representantes da medicina e do direito no País no I Congresso Amazônico de Direito Médico, hoje, 14 e amanhã, 15 de outubro, em Manaus (AM). O encontro é uma iniciativa da Comissão de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM).

Ao lado de representantes da Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), Luciano Chaves proferiu a palestra “Defesa da Obrigação de Meio na Cirurgia Plástica”. Após a palestra, aconteceu um debate sobre o assunto entre a especialista em Direito Médico e presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB-AM, Lídice Mayo Langbeck, o presidente da SBCP regional Amazonas, Ricardo Góes Figueiras e o presidente da Liga Amazonense de Cirurgia Plástica, Euler Ribeiro Filho.

 

“Precisamos interagir e trocar ideias para erradicarmos a invasão das especialidades médicas por aqueles que não possuem formação, qualificação e certificação específicas e que colocam a vida das pessoas em risco”, explica o representante jurídico da SBCP e AMB, Carlos Michaelis Junior, que palestrou sobre a defesa das especialidades médicas.

Para Chaves, o evento acontece em um momento muito oportuno. “A abertura do diálogo e o entrosamento entre a medicina e o direito torna-se extremamente necessário no atual momento em que o país enfrenta um grande número de falsos profissionais atuando na área de saúde, assim como casos de turismo da beleza que tem ocorrido com grande frequência na região Norte, em especial no Amazonas, sequelando muitas vítimas e levando a óbito muitas outras”, afirmou o presidente.

“Nunca a medicina esteve em interação tão grande com o direito, quanto nestes últimos anos. As problemáticas a serem pacificadas são múltiplas, e quanto maior for a proximidade destas ciências, maiores serão as garantias de direitos da população, e sobretudo uma Medicina segura, ética e com o respeito merecedor daqueles que a exercem com seu objetivo maior, a vida humana”, declarou Dênis Calazans vice-presidente da SBCP, que fez palestra sobre o Projeto de Defesa da Especialidade da entidade.

A SBCP será a única sociedade de especialidade a participar do evento. Mais informações sobre a programação podem ser acessadas emhttp://www.oabam.org.br