Skip to main content
Notícias

Série escalpelamento: dor e superação nos rios da Amazônia

By 24 de novembro de 2016Nenhum comentário

SBCP PARTICIPA DE SÉRIE ESPECIAL SOBRE ESCALPELAMENTO

Luciano Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), participou da série especial da Rádio Senado, dividida em 5 capítulos. Chaves citou os mutirões de cirurgia plástica promovidos pelos cirurgiões solidários da SBCP para auxiliar as vítimas do problema.

Cinco relatos dramáticos. Cinco histórias de perseverança para lidar com as marcas de um acidente. Esse é o ponto de partida da reportagem “Escalpelamento: dor e superação nos rios da Amazônia”, produzida pela Rádio Senado numa série de cinco capítulos.

Acidente que ocorre principalmente nos estados do Pará e do Amapá, o escalpelamento é o arrancamento brusco do couro cabeludo (escalpo) depois que os cabelos da vítima se enroscam no eixo do motor do barco. Em alguns casos, o eixo leva outras partes da cabeça, como orelhas e sobrancelhas. Os hospitais da região recebem novos casos todos os anos, apesar das ações de prevenção.

Uma delas é a Lei 11.970, aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional e que obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. A reportagem também destaca as iniciativas para ajudar as vítimas, como os mutirões de cirurgias plásticas e as casas de apoio para mulheres escalpeladas, que se submetem a um longo tratamento.

Ouça os áudios aqui.