Skip to main content
Notícias

SBCP aprova 28 novos membros titulares no 53º CBCP

By 12 de janeiro de 2017Nenhum comentário

Durante o 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de novembro, na cidade de Fortaleza (CE), 28 especialistas foram aprovados no Exame para Ascensão a Membro Titular. Para prestar o exame para ascensão a membro titular, o cirurgião plástico tem que ser membro associado há pelo menos três anos. Dentro da SBCP, um membro titular faz parte do conselho e tem poder de decisão na Sociedade.
Clódio Draxler Pereira de Souza realizou o exame pela segunda vez. “Fiz prova para ascensão a Membro Titular na Jornada Carioca. Meu trabalho não foi aprovado e tive quase 3 meses para modificar”, diz. O mineiro Renato Nelson De Moura Guerra prestou o exame pela primeira vez em Fortaleza. “Acho o Congresso Brasileiro um evento especial. É o maior de nossa especialidade e, por isso, muito estimulante”, explica.
Vencedor do prêmio Nemer Chidid, conferido ao melhor trabalho apresentado no exame para ascensão a membro titular, Samuel Terra Gallafrio, se sente honrado, pois além de ser aprovado ao prestar o exame pela primeira vez, foi premiado: “Todos os trabalhos eram muito bons, conduzidos por cirurgiões plásticos com um tempo não desprezível de experiência na nossa área. Essas considerações aumentam o grau de dificuldade e o nível de concorrência para a disputa do prêmio. Tudo isso engrandece e valoriza ainda mais esse prêmio para mim”.
Quem também teve mais de um motivo para se orgulhar foi Renato Guerra, filho do ex-presidente da SBCP, Sebastião Nelson Edy Guerra, na gestão do biênio 2010/2011, um dos homenageados desta edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. “Decidi ser cirurgião plástico pois sempre via o amor com que meu pai se referia a sua profissão. Uma vez cirurgião plástico, sempre contei com o seu apoio. Foi muito emocionante conseguir a ascensão a membro titular num congresso em que meu maior ídolo e mentor foi homenageado. Um momento ímpar que levarei para sempre”, comenta emocionado o médico.

PRÓXIMOS PASSOS

Para esses especialistas, a ascensão a membro titular não é fim do caminho. “Além da satisfação pessoal, a possibilidade de estar presente em mesas de discussão em congressos e jornadas vem notabilizar o desenvolvimento pessoal de nossa carreira acadêmica”, afirma Gallafrio. “O Título de Membro Titular dá um gás em nossa vida profissional, permitindo abrir os horizontes e aumentar o desejo de melhorar profissionalmente, tendo como objetivo, sempre o melhor para o paciente. Considero que é mais um degrau que subi nessa longa escada. O mestrado será o próximo degrau, se Deus permitir”, comemora Souza.
Leia abaixo a lista de todos os aprovados no Exame para Ascensão a Membro Titular do 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica:

lista