Skip to main content
Notícias

Brasil participa de encontro mundial sobre segurança em cirurgia plástica no México

By 16 de maio de 2017Nenhum comentário

Representantes da especialidade de todo o mundo buscam coibir práticas abusivas e ampliar a segurança para o paciente

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Luciano Chaves, participa na próxima quarta-feira, 17 de maio, do Encontro Mundial pela Segurança em Cirurgia Plástica, em Cancún, México. O encontro é uma realização da Associação Mexicana de Cirurgia Plástica em conjunto com a Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica (FILACP) e espera reunir representantes de 63 países para discutirem diretrizes para segurança mundial em cirurgia plástica.

Este evento é continuidade do I Fórum Mundial – Segurança, Intercorrência e Defesa da Cirurgia Plástica, idealizado pela SBCP em novembro de 2016 durante o 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica que reuniu 71 representantes da cirurgia plástica de todo o mundo para aprimorar a segurança em cirurgia plástica. Na ocasião, foi realizada uma Reunião do Conselho de Presidentes das Sociedades Mundiais onde foi consolidado um protocolo de intenções sobre a segurança cirúrgica.

Para Luciano Chaves, é fundamental a participação do Brasil neste encontro, já que o país é um dos que mais realizam cirurgias plásticas no mundo e enfrenta uma invasão de não especialistas que colocam em risco a vida do paciente. “Fomos precursores, em 2016, na realização do Fórum para discutir a segurança na especialidade e agora daremos continuidade a esse trabalho, que corrobora o Projeto Nacional de Defesa da Especialidade iniciado também no último ano, com o objetivo incessante de minimizar a atuação de não especialistas na área e que tem trazido sérios danos para a população brasileira, gerando cada vez mais danos por cirurgias mal realizadas e óbitos sequenciais”.

O Encontro Mundial pela Segurança em Cirurgia Plástica ocorrerá durante o XLVIII Congreso Anual Internacional de la Asociación Mexicana de Cirugía Plástica, Estética y Reconstructiva, de 17 a 20 de maio, no hotel Fiesta Americana Coral Beach, em Cancún.