Skip to main content
Notícias

Países decidem criar documento mundial sobre segurança em cirurgia plástica

By 19 de maio de 2017Nenhum comentário

Momento histórico para a medicina mundial, representantes da especialidade de diversos países irão elaborar documento que irá preservar vidas

Representantes de dezenas de países assinaram na tarde da última quarta-feira, 17 de maio, em Cancun, no México, durante o Encontro Mundial pela Segurança em Cirurgia Plástica, uma declaração de compromisso para implementar mais segurança na especialidade pelos países que formam a Federação Íbero Latino-Americana de Cirurgia Plástica (FILACP). Nesta declaração, consta a criação da Comissão de Segurança da FILACP, formada por Brasil, México, Chile, Colômbia e República Dominicana que deverão  elaborar um documento sobre Segurança em Cirurgia Plástica, a ser assinado em outubro, no Panamá, na sede da Federação.

 

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e representante do Brasil no Encontro, Luciano Chaves, este é um momento histórico. “Este encontro definiu ações inéditas e históricas para a cirugia plástica mundial. Em uma época em que tantos não cirurgiões plásticos atuam em todo o mundo, médicos ou não médicos, realizando cirurgias mal feitas com sequelas irreversíveis, com o número de óbitos crescendo a cada ano, essas ações irão acima de tudo, preservar vidas”, comemora.

 

Esta é a segunda vez que acontece um encontro entre diversos países para a discussão da segurança em cirurgia plástica. O primeiro encontro foi durante o I Fórum Mundial – Segurança, Intercorrência e Defesa da Cirurgia Plástica, idealizado pela SBCP em novembro de 2016 durante o 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica que reuniu 71 representantes da cirurgia plástica de todo o mundo. Na ocasião, foi realizada uma Reunião do Conselho de Presidentes das Sociedades Mundiais onde foi consolidado um protocolo de intenções sobre a segurança cirúrgica.

A Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica  é composta por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. O Encontro Mundial pela Segurança em Cirurgia Plástica ocorreu durante o XLVIII Congreso Anual Internacional de la Asociación Mexicana de Cirugía Plástica, Estética y Reconstructiva, que ocorre até o dia 20 de maio, no hotel Fiesta Americana Coral Beach, em Cancún.