Skip to main content
Notícias

Cirurgia plástica reparadora e gestão de carreira foram temas abordados no 13º Congresso do DESC

By 22 de março de 2019Nenhum comentário

Evento do Departamento de Serviços Credenciados da SBCP, direcionado a residentes e jovens cirurgiões plásticos e aspirantes ao título de especialista, participaram de palestras e mesas redondas tanto de temas científicos, como de assuntos pertinentes à especialidade

Por SBCP

Cerca de 500 Médicos Residentes e aspirantes ao Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estiveram reunidos nos dias 7 e 8 de março no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo – SP participaram da 13ª edição do Congresso do DESC – Departamento de Serviços Credenciados da SBCP, responsável por credenciar e acompanhar os serviços de Cirurgia Plástica aptos a formar novos especialistas.

Durante os dias do encontro, além de conferências, mesas redondas e discussão de casos sobre procedimentos da face, abdome e quadril, queimaduras e outros temas selecionados, 290 candidatos realizaram o Exame para Obtenção do Título de Especialista. Após os dois dias de prova, escrita e oral, 222 candidatos foram aprovados.

Pela primeira vez regentes e preceptores estiveram reunidos para discutirem a educação da especialidade. O 1º Encontro de Atualização e Práticas Educacionais para Regentes e Preceptores da SBCP, surgiu de uma necessidade encontrada no 1º Fórum Brasileiro de Ensino em Cirurgia Plástica, em 2018, de discutir a formação educacional dos residentes em cirurgia plástica. Baseados em uma Universidade fictícia, cerca de 50 regentes e preceptores, durante quatro horas, fizeram simulações com os vários problemas encontrados na rotina de um serviço credenciado. O Dr. Aristides Palhares Neto, um dos coordenadores, elogiou o engajamento dos participantes em melhorar as práticas no ensino da especialidade.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica entregou 250 rosas vermelhas a todas as mulheres participantes do evento. O presidente da SBCP, Dr. Níveo Steffen, participou da entrega para as mulheres que iriam realizar a prova para o Título de Especialista.

Para o Dr. Níveo, este é um evento de grande importância para a especialidade, pois, é um canal efetivo de comunicação com os futuros e novos especialistas. “Com o Congresso do DESC, reforçamos conceitos, aprimoramos os princípios científicos e éticos da cirurgia plástica e discutimos caminhos e soluções para problemas atuais, para tornarmos a cirurgia plástica cada vez melhor, segura e referência para o exterior”, explica o presidente.

ENCONTRO DAS LIGAS

Pelo quarto ano consecutivo, a SBCP promoveu o encontro com alunos de medicina participantes de Ligas de Cirurgia Plástica, no dia 09 de março, no Maksoud Plaza, em São Paulo – SP. O 4º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica sucedeu o 13º Congresso do DESC, destinado a Residentes e jovens Cirurgiões Plásticos. O Dr. Níveo Steffen colocou que esta interação com estudantes é muito importante para aprofundar o conhecimento sobre a Especialidade, constatar a realidade da profissão e despertar o interesse pela pesquisa científica. Dr. Dênis Calazans, Secretário Geral da SBCP, reforça que o Encontro tem objetivos específicos: ensino, pesquisa e aperfeiçoamento. A iniciativa de Ligas Acadêmicas é uma realidade mundial e já se mostrou extremamente eficaz. Renan Arthur Bosio Guimarães, presidente da ABLCP, corrobora as informações e complementa que o requisito para uma Liga Acadêmica é que o seu professor responsável seja Cirurgião Plástico e membro da SBCP, garantindo assim que desde a época da graduação os ligantes seguirão os preceitos éticos e científicos da Sociedade.