Skip to main content
Nota

ALERTA DA SBCP À POPULAÇÃO

By 20 de setembro de 2019Nenhum comentário

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA (SBCP) chama a atenção para a matéria veiculada hoje, 20 de setembro de 2019, no Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, alertando a população para o risco e periculosidade de tratamentos estéticos com preenchedores (indevidamente nominado “harmonização facial”, entre outros), realizados por profissionais não médicos.

Por SBCP

Há tempos que a SBCP, com RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL e COMPROMISSADA COM A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO, alerta sobre esta prática perigosa e ardil.

Profissionais cuja formação primária e práticas fogem o escopo dos procedimentos cirúrgicos (da face) – que demanda ampla formação científica – e são pouco familiarizados a anatomia vascular. Somado a esta deficiência está o fato de que a maioria de profissionais (não médicos, e/ou não especialistas em cirurgia plástica e dermatologia) desconhece completamente os sérios problemas que esses preenchedores podem causar. A combinação de entusiasmo por uma nova técnica, voracidade comercial, sua implementação aparentemente fácil e a falta de conhecimentos sobre as consequências de complicações graves, resulta em assustador número de eventos adversos, sequelas, com alta morbidade, inclusive óbito.

A SBCP segue determinada em GARANTIR EXCELÊNCIA nos procedimentos estéticos, alertando a população e autoridades competentes (Conselho Federal de Medicina, ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério Público, Poder Judiciário e Poder Legislativo) para a irresponsabilidade institucional de autarquias federais declararem direito de não médicos realizarem procedimentos próprios da medicina, e “vendê-los” nos moldes de anúncios sensacionalistas, tornando a população alvo de imperitos.

São Paulo, 20 de setembro de 2019

DIRETORIA EXECUTIVA
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica