Skip to main content
Notícias

Cirurgião Plástico Edmar Maciel recebe Prêmio Abril de Ciência com pesquisa sobre o uso da pele de tilápia em queimados

By 11 de novembro de 2019Nenhum comentário

Mais uma grande vitória para a Cirurgia Plástica brasileira! A inovadora pesquisa “Tratamento de queimaduras e feridas com curativo biológico derivado de pele de tilápia”, comandada pelo cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Edmar Maciel, recebeu o 1º Lugar no Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica, na Categoria Tratamento. Esse é o 13º prêmio alcançado por um grupo de 207 pesquisadores.

A pesquisa vencedora se baseia na criação de um curativo biológico feito a partir de pele de tilápia, método que trouxe uma maior qualidade de vida aos pacientes e gerou uma queda de 50% nos custos do tratamento. Sem relatos de rejeições ou infecções, a estratégia está em fase de avaliação para ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os autores da pesquisa são Edmar Maciel Lima Júnior, Manoel Odorico de Moraes Filho, Maria Elisabete Amaral de Moraes, Felipe Augusto Rocha Rodrigues, Carlos Roberto Koscky Paier e Marcelo José Borges de Miranda, das instituições: Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC) e Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (CTQ/IJF).