Skip to main content
Destaque

Comunicado importante aos sócios sobre as Jornadas Centro-Oeste e Sul Brasileira

By 12 de março de 2021março 16th, 2021Nenhum comentário

A ansiedade por nossos eventos científicos presenciais, rever amigos e retomarmos nossa vida, é muito grande. A pandemia que nos devasta deixa uma esteira de tristeza e comiseração pelas mais de 270 mil vidas ceifadas pelo Covid-19, e as 2.000 mortes que aumentam as estatísticas brasileiras diariamente; e nos embutem a um senso de extrema responsabilidade e cidadania.

Em janeiro, quando o cenário acenou um horizonte mais favorável em muitas regiões do Brasil, a Diretoria Executiva Nacional, o Departamento de Eventos Científicos (DEC) e o Conselho Deliberativo da SBCP, entenderam que poderíamos retomar o planejamento e realização dos eventos científicos. A 33ª Jornada Centro Oeste de Cirurgia Plástica (25 a 27/março/2021 – Vitória -ES) foi preparada com programação inovadora e todo rigor de segurança sanitária. Entretanto, o brusco agravamento da pandemia (22 Estados brasileiros em colapso do Sistema de Saúde; 4 cepas variantes do coronavírus em circulação no Brasil, com potencial aumento de transmissibilidade e patogenia), nos obriga decisões de responsabilidade, sobretudo como médicos.

Desta forma, com muito lamento, entendemos necessário a SUSPENSÃO das:

33ª Jornada Centro Oeste de Cirurgia Plástica (25 a 27/março/2021 – Vitória -ES)
e
36ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica (15 a 17/abril/2021 – Porto Alegre -RS)

Elencamos o rol de fatores (além dos já citados) que nos forçou tal decisão emergencial:

  • Iminente risco de adoção de barreiras sanitárias entre Estados para evitar novas mutações do vírus;
  • Imposições de restrições sanitárias para realização de eventos em ambientes fechados;
  • Malha aérea restrita e instável;
  • Normas restritivas de circulação;
  • Apesar de muitos membros da SBCP estarem vacinados (o que não nos isenta dos cuidados), os colaboradores, funcionários e parceiros patrocinadores estarão expostos a risco maior de contaminação.

Estamos certos da compreensão e solidariedade de todos os membros da SBCP, nestes tempos de excepcional dificuldade e apreensão.

Nossa gratidão aos participantes inscritos nos eventos, que poderão receber respectiva restituição ou manter crédito para futuros. Passagens aéreas são asseguradas por determinação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de remarcação/restituição sem ônus.

Apesar de tudo seguiremos determinados em colaborar para que o Brasil saia breve desta cena dramática, e que nossa segurança e saúde sejam sempre a maior prioridade.

São Paulo, 12 de março de 2021.

Diretoria Executiva Nacional
Departamento de Eventos Científicos
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Espírito Santo
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Rio Grande do Sul