A vibrolipo, ou vibrolipoaspiração, é uma técnica de lipoaspiração onde um dispositivo (elétrico ou mecânico) irá auxiliar o processo de retirada da gordura corporal.

Por SBCP

Neste caso, o aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas finas , extremamente rápido, motivo pelo qual a técnica recebeu este nome.

A técnica surgiu principalmente para trazer mais conforto para o médico, diminuindo o esforço necessário para movimentar a cânula durante a cirurgia, facilitando a retirada de gordura. Esta ajuda é especialmente importante nos casos de lipoaspiração secundária (quando o paciente já fez uma lipoaspiração anteriormente) e o corpo pode formar áreas com fibrose, que dificultam consideravelmente a retirada de gordura.

Existem ainda outros aparelhos mais recentes desenvolvidos para o tratamento do contorno corporal, como a lipoaspiração ultrassónica, que emite estas ondas através de uma cânula para emulsificar (quebrar) a gordura, e a lipoaspiração com laser, que usa a energia luminosa de uma fibra óptica para “derreter” os lóbulos de gordura.

Devemos saber, entretanto, que bons resultados pós-operatórios podem ser alcançados com a qualquer técnica  bem executada de lipoaspiração, sendo o uso destes dispositivos uma ferramenta facilitadora para o profissional. Apesar de ser uma cirurgia amplamente divulgada nas mídias sociais e dos vários métodos e tecnologias disponíveis hoje em dia, o fator mais importante para o sucesso e a segurança do procedimento continua sendo a habilidade do cirurgião plástico especialista, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Visite o site oficial da SBCP