Em “Ivo Pitanguy Além do Bisturi – Biografia de uma lenda”, o leitor conhecerá mais deste ícone da medicina brasileira e da cirurgia plástica mundial. 

Por SBCP

Escrito por Moises Wolferson, PhD em cirurgia plástica, escritor e historiador, o texto apresenta, leveza, linguagem direta, bom contexto e apresenta a vida e obra do maior mestre da cirurgia plástica de todos os tempos com grande entusiasmo; e vai além, conta em detalhes os momentos mais marcantes de sua vida científica, intelectual e empreendedora, sempre dirigida a  minorar o sofrimento das pessoas no sentido de encontrarem no seu semblante o conceito de normalidade.

Narra, inclusive, um episódio trágico ocorrido em Niterói, em 17 de dezembro de 1961, o incêndio do Grand Circo Norte Americano, com cerca de duas mil pessoas presentes. O garoto Pablo, de 11 anos, retirado das lonas com 80% do corpo queimado, se desvencilhou das enfermeiras e voltou para o meio do fogo. Minutos depois, reapareceu com um amigo no colo. O caso de heroísmo impressionou o jovem médico Ivo Pitanguy, que participou do resgate e viu o trabalho com os feridos estimular o desenvolvimento da cirurgia plástica no Brasil. Professor da PUC-RJ, Pitanguy ia para um plantão na Santa Casa da Misericórdia quando ouviu, pelo rádio, o anúncio do incêndio. Desviou o carro e seguiu para o Iate Clube do Rio. A bordo de sua lancha particular, atravessou a baía de Guanabara (não existia ainda a Ponte Rio-Niterói) e foi ao encontro das vítimas, quase mil pessoas foram salvas e tratadas pelo jovem médico e sua equipe. É fato indiscutível que uma das cirurgias mais complexa é aquela realizada em pacientes queimados.

No livro, tudo é repassado com esmero e afinco para retratar a realidade o mais próximo que seja possível. Os dados são corroborados com depoimentos emocionados de pessoas que tiveram o privilégio de acompanhar o Professor Pitanguy como seu colaborador, amigos próximos ou membros da AEXPI (Associação de ex alunos de Pitanguy), hoje ilustres mestres da cirurgia Plástica como o Dr. Farid Hakme, seu fiel escudeiro, autor do prefácio do livro Além do Bisturi, editado pela Dilivros. Há, também, relatos e depoimentos de grandes nomes da cirurgia plástica brasileira, inclusive muitos ex presidentes da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como os Drs. Prado Neto, Luis Carlos Garcia, Pedro Martins, Ewaldo Bolivar, Juarez Avelar e outros.

Assim, o livro faz um mergulho na vida de um dos mais importantes cirurgiões plásticos do mundo e uma das maiores personalidades do século XX. Ao virar cada uma das páginas, o leitor vai entendendo como Ivo Pitanguy se transformou numa referência mundial, criando técnicas de cirurgia plástica que são seguidas e respeitadas até hoje. Traz, também, os obstáculos do início da carreira, quando a cirurgia plástica era vista como algo menor; sua passagem por grandes hospitais dos Estados Unidos, França e Inglaterra; a construção de sua clínica em Botafogo, reconhecida e frequentada em décadas por celebridades do cinema, dos esportes e da literatura. O livro narra, ainda, a sua dedicação em atender aos mais necessitados, dando a muitos deles a possibilidade de realizarem cirurgias plásticas restauradoras e estéticas, através da criação da Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro.

Com uma Iconografia ampla, o livro traz um capítulo de fotobiografia, rico em detalhes que vão além do bisturi. Mostra também o entusiasmo magistral pela vida exemplarmente demonstrado pelo seu savoir vivre e savoir fair. Uma lenda real, intensa e repleta de uma luz especial, própria das pessoas geniais.

O autor teve o privilégio de conhecer o Ivo Pitanguy também intelectual, com mais de 20 livros publicados, e que foi membro da ABL – Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 22.  Também usufruiu do seu convívio, da troca de ideias sobre o museu da cirurgia plástica brasileira e outros projetos culturais, a exemplo do livro “Um Século da Cirurgia Plástica no Brasil”, lançado em 2006, na Academia Brasileira de Letras.   Ivo Pitanguy, referência internacional na cirurgia plástica e patrono da cirurgia plástica brasileira. Uma lição de vida!

Dr. Moises Wolferson, à esquerda, ao lado do Dr. Antonio Pitanguy, neto do Prof. Ivo Pitanguy e o Dr. Alvaro Luiz Cansanção, à direita, durante lançamento do livro no 55º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em novembro de 2018, em Recife (PE). Crédito da foto: Dr. Alvaro Luiz Cansanção.

Visite o site oficial da SBCP