Evento do Departamento de Serviços Credenciados da SBCP, direcionado a residentes e jovens cirurgiões plásticos e aspirantes ao título de especialista, participaram de palestras e mesas redondas tanto de temas científicos, como de assuntos pertinentes à especialidade

Por SBCP

Foram 736 Médicos Residentes, aspirantes ao Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Regentes dos Serviços Credenciados que estiveram reunidos nos dias 5 e 6 de março no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo – SP para a 14ª edição do Congresso do DESC – Departamento de Serviços Credenciados da SBCP, responsável por credenciar e acompanhar os serviços de Cirurgia Plástica aptos a formar novos especialistas.

Este ano o Congresso do DESC inovou e mudou o formato das conferências para o formato TED, para melhorar a experiência de aprendizado. Durante os dias do encontro, além de conferências, mesas redondas e discussão de casos sobre procedimentos da face, cirurgia crânio facial, pós-bariátrica, microcirurgia, entre outros, Residentes realizaram provas de avaliação e 215 candidatos foram aprovados no Exame para Obtenção do Título de Especialista, após os dois dias de prova, escrita e oral. A SBCP preparou para os novos ingressantes um manual em formato digital, com todas as informações fundamentais sobre a SBCP e a Especialidade, incluindo o Estatuto da SBCP e o Código de Ética Médica.

Regentes e preceptores estiveram reunidos pelo segundo ano consecutivo para discutirem a educação da especialidade no 2º Encontro de Atualização e Práticas Educacionais para Regentes e Preceptores da SBCP – Formação Pedagógica de Regentes e Preceptores do Ensino em Cirurgia Plástica. Coordenado pelo Dr. Aristides Palhares Neto, o encontro contou com tutores da Associação Brasileira de Educação Médica e diversas atividades para promover discussões sobre o ensino da Especialidade no País, interação e troca de conhecimentos.

ENCONTRO DAS LIGAS

Pelo quinto ano consecutivo, a SBCP promoveu o encontro com alunos de medicina participantes de Ligas de Cirurgia Plástica, no dia 07 de março, no Maksoud Plaza, em São Paulo – SP. O 5º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica sucedeu o 14º Congresso do DESC, destinado a Residentes e jovens Cirurgiões Plásticos. Ao todo, 91participantes entre alunos e palestrantes estiveram reunidos em mesas-redondas, conferências e troca de informações e conhecimento entre as diferentes ligas e com os cirurgiões plásticos da SBCP.

Com uma programação abrangente, a programação do Encontro estava equilibrada entre a área científica da cirurgia plástica, elencando temas como estética, queimaduras, craniofacial, tumores e cirurgia em crianças, e a formação de carreira fundamentada na ética e defesa da especialidade. Cirurgiões conceituados e referência no Brasil e no Mundo, assim como jovens cirurgiões falaram sobre a Residência e escolhas do recém-formado.

O Encontro é uma oportunidade para o acadêmico de medicina, em especial aos que desejam seguir a carreira de Cirurgia Plástica, a ter um contato maior com a especialidade e com especialistas renomados, tirar dúvidas e trocar experiências. Pela primeira vez no Encontro houve uma reunião da ABLCP com o presidente da Fundação IDEAH-SBCP, Dr. Luciano Chaves, para definir as diretrizes de funcionamento das ligas com a Fundação. Buscando ampliar ainda mais o impacto das ações sociais no Brasil

Esta quinta edição do Encontro, consolida a união entre a ABLCP e SBCP, ressaltando a importância do apoio e mentoração da Sociedade no funcionamento da Associação. Por meio desta parceria foi possível desenvolver uma organização que conta hoje com 1513 acadêmicos em 21 Estados, atuando de forma ativa na conscientização sobre cirurgia plástica dentro e fora do ambiente acadêmico.

Visite o site oficial da SBCP