Para celebrar o conhecimento e o reencontro

Por MADSON DE MORAES
Colaboração DIEGO GARCIA

Um congresso histórico, marcante e que celebrará, além do conhecimento científico, a potência da vida e do reencontro. É com essa concepção que a Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Departamento de Eventos Científicos (DEC) e a Regional da SBCP, em Alagoas, trabalham incansável e minuciosamente na realização do 57º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP). Trata-se do maior congresso da especialidade na América Latina e um dos principais do mundo.

O evento presencial chega pela primeira vez a Maceió (AL) e ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O congresso terá a participação de centenas de convidados nacionais e dezenas de palestrantes internacionais, que trarão os temas mais relevantes em técnicas e procedimentos da cirurgia plástica. Segundo o DEC, a expectativa é de receber, durante os quatro dias do evento, cerca de 2 mil congressistas de todo o Brasil e do exterior. Cirurgia mamária, BIA-ALCL e ASIA, cosmiatria, lipoaspiração, cirurgia íntima e gluteoplastia são alguns dos assuntos abordados em debates, casos clínicos e sessões do evento, além das dezenas de cursos coordenados pelos Capítulos da SBCP. Ao todo, estão previstas cerca de 30 mesas-redondas sobre diversos temas.

As dissecções anatômicas realizadas em cadáveres também farão parte da programa ção deste ano, com módulos sobre face, craniofacial, nariz e órbito-palpebral. O 57º CBCP terá também a 3ª edição da Copa dos Residentes dos Serviços Credenciados da SBCP, formato que foi sucesso de audiência nos últimos congressos. A Copa consiste em simular situações de cirurgia plástica em que são feitas perguntas ao vivo para os residentes da competição. Outro destaque é o simpósio “Sideg InMaceió”, que focará no jovem cirurgião plástico com tema sobres carreira, marketing e gestão, entre outros.

INOVAÇÕES TÉCNICAS E CIRÚRGICAS DOS ÚLTIMOS ANOS

Para melhorar a dinâmica dos debates e manter uma linha de discussão que esclareça as dúvidas dos congressistas naquela mesa-redonda, os objetivos didáticos já estarão definidos antes do debate. Outra mudança é em relação ao formato das mesas. “A maioria será composta por uma conferência internacional, seguida de complementação com cirurgiões plásticos brasileiros”, explica o diretor do DEC, Dr. Luís Henrique Ishida.

A ampla participação internacional é outro ponto forte do 57º CBCP. Excepcionalmente nesta edição do congresso brasileiro, todas as participações de estrangeiros serão online, contando com profissionais renomados e experientes de países como Estados Unidos, Itália, França, Turquia, Espanha, Colômbia, Holanda, Reino Unido e México. “O congresso será muito especial, pois agregará inovações técnicas e cirúrgicas dos últimos dois anos, além de juntar socialmente e promover o networking de colegas que há muito tempo não se encontram. Será um ambiente seguro e agradável em uma das mais lindas cidades do Brasil. Nos planejamos para receber confortavelmente cerca de 3 mil participantes”, ressalta Ishida.

O fato de Alagoas sediar pela primeira vez o evento é importante para toda a especialidade, de acordo com o presidente da Regional da SBCP em Alagoas, Dr. André de Mendonça Costa. “O Congresso era algo desejado há muito tempo por nossa Regional. Éramos uma das poucas cidades com Regionais que ainda não tinham sediado o congresso brasileiro. Sua realização em Alagoas, com toda magnitude, é muito importante não somente para nós cirurgiões plásticos, mas também para a especialidade de uma forma geral. Fora isso, trará grande visibilidade para o estado”, ressalta.

Para o presidente da SBCP, Dr. Dênis Calazans, o 57º CBCP será um encontro mágico. “Nossas Jornadas presenciais deram um gostinho do que será nosso congresso em novembro onde, além do conhecimento científico robusto, reencontraremos colegas de todo o Brasil em uma cidade incrível como Maceió com segurança e adotando os protocolos sanitários locais. Estamos certos de que será um evento inesquecível para todos da SBCP”, afirma.

Confira a matéria completa na edição 229 de Plastiko’s

Visite o site oficial da SBCP