Revista Brasileira de Cirurgia Plástica busca fomentar o conhecimento científico nos Residentes brasileiros

Por Daniele Amorim

Desde o segundo semestre de 2020, os médicos residentes em cirurgia plástica se tornaram protagonistas no debate científico sobre a especialidade por meio do programa “Embaixadores da RBCP”. Com a chancela da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e apoio do Departamento de Comunicação (DECOM), o programa conta com um time de residentes, com representatividade em todo o Brasil, para auxiliar e estimular a divulgação e interatividade em relação aos estudos publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP).

A ideia de criar o programa, acolhida de imediato pelo Dr. Dênis Calazans e pelo editor-chefe da RBCP, Dr. Dov Goldenberg, surgiu a partir da experiência do Dr. Murilo Secanho, residente do terceiro ano na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Murilo, que é Embaixador Residente no Conselho Editorial da Plastic and Reconstructive Surgery – Global Open, revista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), sentia que a SBCP poderia ter uma iniciativa semelhante à da ASPS para fomentar o conhecimento científico com residentes brasileiros. “No Congresso foi criar um formato ideal para a discussão dos artigos publicados na RBCP, em forma de debates online, que ganhou o nome “Master Class”. Nesses encontros, que ocorrem a cada 15 dias, a participação de residentes e coordenadores experientes gera um debate científico dos principais artigos publicados na revista científica da SBCP. Os artigos publicados e disponíveis online são discutidos para gerar uma análise crítica do DESC de 2020, eu encontrei o Dr. Dênis Calazans e sugeri criarmos algo parecido no Brasil, um conselho de residentes que serviria para estimular a produção científica e também divulgar o conteúdo da RBCP nas redes sociais. A ideia foi bem aceita por ambos”, relata o residente.

Com aval da Diretoria da SBCP, era o momento de colocar o programa de pé. A primeira iniciativa do artigo em relação à sua forma, metodologia, resultados obtidos e nível de evidência. “As vantagens desta iniciativa são múltiplas: para o ensino em cirurgia plástica, para o aprendizado crítico da análise de um artigo científico e, enfim, para a divulgação dos estudos aos nossos associados e colegas médicos, permitindo um estímulo adicional aos autores para publicarem em nossa revista.

Mais uma vez, o Conselho Editorial da RBCP busca novas fronteiras a serem cruzadas, com o objetivo da divulgação científica ética e de qualidade”, ressalta o Dr. Dov. Os residentes de serviços credenciados são convidados para participar da discussão acadêmica por meio da divulgação do evento nas redes sociais da SBCP e em grupos de WhatsApp. Em 2020, os embaixadores organizaram seis edições do “Master Class – Ciência a seu alcance” e tiveram a participação de moderadores renomados como o Prof. Dr, Antonio Bozola e o Prof. Dr. José Horácio Aboudib, por exemplo. Todas as edições foram gravadas e estão disponíveis aos assinantes da plataforma SBCP Live.

Leia a matéria na íntegra na edição 226 de Plastiko’s

Visite o site oficial da SBCP