Contra queimaduras, o melhor é a prevenção. Queimaduras afetam crianças e adultos de qualquer faixa etária, mas as estatísticas mostram que podem ser evitadas, uma vez que a maioria dos acidentes – 80% – acontece em casa e, em 40% dos casos, com crianças de até 10 anos. Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse tipo de acidente.

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com uma fonte de calor ou frio. Na maioria das vezes, as queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos, radioativos ou até mesmo alguns animais ou plantas, como larvas, águas-vivas e urtiga. Elas atingem os tecidos de revestimento do corpo humano, gerando destruição parcial ou total da pele, e podem atingir das camadas superficiais até as mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida, as queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança, ela corre sério risco. Já em adultos, o risco ocorre se a área atingida for superior a 15%.

Principais agentes causadores de queimaduras

  • Líquidos superaquecidos
  • Combustível
  • Chama direta
  • Superfície superaquecida
  • Eletricidade
  • Agentes químicos
  • Agentes radioativos
  • Radiação solar
  • Frio
  • Fogos de artifícios

Primeiro cuidado com a queimadura e atendimento médico

Coloque a região queimada em água fria por cerca de 15 minutos (mas o jato de água não pode ser muito forte, pois agravará a situação) ou até aliviar a dor, seque com pano limpo e embrulhe.

Em geral, queimaduras que aconteçam na cabeça, pescoço, pés e as causadas por eletricidade devem ter atendimento médico, além das extensas. Considera-se queimadura extensa uma área que meça mais que uma palma da mão.

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

Recomendações importantes:

  • Nunca toque a queimadura com as mãos;
  • Nunca fure bolhas;
  • Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • Nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
  • Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Medidas de prevenção contra queimaduras

  • Em casa, evite fumar, principalmente deitado;
  • Em casos de queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral;
  • Não manipule álcool próximo a objetos inflamáveis;
  • Não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo;
  • Verifique com frequência se há vazamento de gás;
  • Durante o preparo dos alimentos, mantenha as crianças longe da cozinha e sempre direcione o cabo das panelas para a área do fogão;
  • No banho, antes de molhar a criança, teste a temperatura da água com o dorso da mão;
  • Mantenha objetos aquecidos longe do alcance de crianças;
  • Mantenha produtos de limpeza fora do alcance das crianças;
  • Se você tem criança em casa, use protetor em todas as tomadas elétricas;
  • Mantenha cabos e alças de panela de cozinha em bom estado;
  • Ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto, pois se escapar alguma chama, não irá atingir os olhos, o cabelo ou a sobrancelha;
  • Ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos;
  • Não manipule álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Esses produtos também devem ser guardados longe do alcance das crianças;
  • Em festas juninas, dê preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias.

O papel do cirurgião plástico no atendimento ao queimado

A atuação da especialidade de cirurgia plástica vai além das questões estéticas. Ela tem também um grande papel social e reparador no atendimento a pacientes que sofreram algum tipo de deformidade, como é o caso do queimado.

Em caso de queimaduras, a tendência é que a pele fique muito sensível e comece a ter a sua elasticidade e aparência comprometidas. A cirurgia plástica reparadora reconstrói a região afetada e recupera suas funções.

A importância do cirurgião plástico no tratamento das queimaduras é tão significativa que a queimadura é considerada área de atuação do cirurgião plástico, sendo que a sua atividade se dá tanto na fase aguda quanto na sequela.

Na fase aguda da queimadura, o objetivo é promover a cicatrização da área queimada. Este processo depende da origem e profundidade da área atingida. O tratamento cirúrgico dessa fase pode começar com uma simples remoção do tecido desvitalizado, chegando aos retalhos e enxertos de pele.

Em relação ao resultado do procedimento, o especialista em cirurgia plástica saberá esclarecer e orientar sobre o assunto. Devido à complexidade e diversidade das situações, o esclarecimento prévio representa um mecanismo necessário dentro da programação do tratamento. Muitas vezes, o tratamento demanda períodos bastante longos, devendo ser analisado caso a caso.

Fonte: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

A importância da segurança no trabalho para evitar queimaduras

De acordo com o artigo “Ocupações com maior risco para acidente com queimaduras”, publicado na Revista Brasileira de Queimaduras, ao analisar o acontecimento das queimaduras segundo o gênero, é possível observar que, no sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações em ambiente doméstico, principalmente na cozinha, no preparo dos alimentos, manipulação de água fervente, fogões com panelas mal adaptadas ou cabos soltos, manipulação de óleo quente e sistemas de botijão de gás mal conectados ou em mau estado de conservação. Situações que podem estar relacionadas no desenvolvimento de atividades de trabalho ou não. Por sua vez, no sexo masculino, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral.

Queimaduras são comuns em acidentes de trabalho. E, em geral, há uma tendência em relacionar essas queimaduras à exposição ao fogo ou a altas temperaturas. No entanto, os acidentes de trabalho mais relatados envolvem as queimaduras por eletricidade de alta voltagem, agentes térmicos e agentes químicos.

Ainda segundo o artigo, os trabalhadores que atuam na indústria de construção, em serviços de eletricidade e gás possuem um risco elevado de morte por acidente de trabalho. Além disso, queimaduras por eletricidade estão consideradas entre as mais prejudiciais, uma vez que podem ocasionar lesões em várias regiões do corpo e causar ferimentos internos e externos. As ocupações, que apresentam maior envolvimento com o número de casos de acidentes com queimaduras, são trabalhadores da área têxtil, eletricistas, soldadores, mecânicos, cozinheiros, garçons e encanadores.

Os agentes, que mais frequentemente causam queimaduras, são os químicos, elétricos, líquidos superaquecidos, fogo e superfícies quentes, e arco de solda. As principais regiões atingidas no corpo são as mãos, pés e o rosto, seguidas dos membros superiores e inferiores, logo depois de regiões mais específicas, como globo ocular.

O artigo também ressalta que é possível observar que os acidentes com queimaduras ocorrem em diversos ambientes de trabalho, desde os considerados saudáveis, por se apresentarem seguros e oferecem proteção por parte da empresa e do local, até os que apresentam riscos, de acordo com cada ocupação. Em sua maioria, os acidentes que ocorrem no ambiente laboral podem ser evitados se medidas preventivas fossem implementadas, como a realização de educação em saúde, uma vez que fornece informações sobre a identificação dos riscos e perigos resultantes de práticas inseguras, e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Os EPIs são essenciais para evitar queimaduras, principalmente, os trajes especiais à prova de fogo, máscaras, luvas, aventais, óculos de proteção e outros equipamentos capazes de reduzir os riscos a que os trabalhadores são expostos.

O treinamento dos funcionários também deve ser incorporado à rotina das empresas, uma vez que os acidentes com queimaduras podem estar relacionados à falta de preparo dos trabalhadores, assim como os eventos adversos podem ser identificados precocemente.

Portanto, a melhor forma de minimizar os riscos de acidentes de trabalho por queimadura é a prevenção.

Visite o site oficial da SBCP