Blog Oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Saiba mais sobre cirurgia plástica de aumento peniano

Comparado a outras cirurgias plásticas, como mamoplastia de aumento, preenchimento cutâneo, lipoaspiração e tantas outras, quase nunca ouvimos falar sobre procedimentos de aumento de pênis. Talvez isso ocorra porque há muito estigma associado ao assunto ou então porque é um tema que não pega bem em jornais, mas o fato é que o tema quase nunca é abordado em nenhuma mídia. Por isso existem muitas perguntas sem respostas sobre o aumento peniano. Por exemplo, como ele é feito? Por quê? Quais são os riscos envolvidos e como tudo funciona exatamente, afinal?

 

Para responder a estas e outras questões a repórter Mary Cunningham, do site Smart Beauty Guide, conversou com o Dr. Mark Solomon, integrante da American Society For Aesthetic Plastic Surgery e um dos principais cirurgiões plásticos americanos quando o assunto é aumento de pênis. Confira abaixo trechos da entrevista (leia a matéria original, em inglês, aqui)!

 

 

As pessoas desejam aumentar o pênis apenas por questões estéticas?

Sim. Se eles precisam de ajuda em relação a aspectos funcionais, como uma prótese, um urologista é a melhor indicação.

 

Sempre tem relação com o cumprimento e a circunferência?

Na maioria das vezes. Estas são as principais razões pelas quais as pessoas me procuram.

 

O que procedimentos necessitam?

Para adicionar cumprimento nós cortamos os ligamentos que se conectam ao osso púbico e movemos a base do pênis para fora. Para aumentar a circunferência é preciso inserir uma camada de colágeno entre a pele e o eixo do pênis.

 

É importante ter em mento que nem todos os médicos sabem onde o colágeno deve ser inserido. Então, assim como todos os procedimentos, é imperativo que você tenha um cirurgião plástico associado à ABSP (no Brasil, SBCP) que tenha um histórico de sucesso na realização deste procedimento.

 

Os homens que desejam este procedimento são “menores” do que o normal e desejam estar na média ou você vê mais homens que já estão na média e desejam ser maiores?

A maioria dos meus pacientes são “normais” e desejam ser maiores. Um pênis na média tem 8,9 centímetros flácido e 14,5 eretos. Um procedimento para alongar o pênis irá adicionar em média 2,5 centímetros, mas isso varia.

 

Quando aumentamos a circunferência há ganho de 30% a 50%, dependendo da grossura do material usado.

 

Algum destes procedimentos ajudam os homens e ter e manter ereções?

Eu não trato homens com problemas de ereção. Esta é uma especialidade dos urologistas e eles devem ser procurados nestes casos. Estes procedimentos têm aspectos estéticos apenas.

 

Um paciente pode ser conservador no aumento aumentando por exemplo apenas um centímetro de cumprimento ou milímetros de circunferência?

Em cumprimento, não. A circunferência pode, porque as folhas de colágeno colocadas abaixo da pele podem ser escolhidas com base na sua espessura.

 

Mas, na minha experiência, ninguém quer ser conservador. Quando recebo um paciente para um consulta eu pego medidas do cumprimento e circunferência atual para recomendar um aumento proporcional.

 

Eu considero o lado estético. É por isso que acredito que os cirurgiões plásticos são os mais indicados para este trabalho. Nós lidamos com estética e simetria diariamente.

 

 

Em média, qual o tempo de recuperação?

A cirurgia plástica para aumentar o cumprimento não requer internação. O paciente se recupera em casa durante uma semana e deve esperar quatro semanas antes de manter relações sexuais.

 

Para aumentar a largura, em geral, é preciso de seis semanas para se recuperar.

 

A recuperação do procedimento para engrossar leva entre três e cinco semanas, mas os pacientes devem evitar o sexo de seis a 12 semanas.

 

Quais são as complicações mais comuns?

Infecções, cicatrizes e encurtamento.

 

Há 10% de risco de infecções para enxertos em torno do pênis. Nós podemos tratar estes pacientes com antibióticos. Em geral, a infecção pode ser tratada assim, mas em casos               mais sérios a área infeccionada tem que ser lavada, o que alonga o processo de cicatrização.

 

O encurtamento ocorre após a cirurgia, quando a cicatriz puxa o pênis de volta ao osso púbico. Este é um risco de processo de libertação do ligamento usado para alongar o pênis. Faço alguns pacientes usarem um preservativo pesado durante 6 horas por dia, por seis meses, para evitar que isso ocorra. Nem todos os cirurgiões fazem isso.

 

As cicatrizes são parte de qualquer procedimento cirúrgico. Alguns cirurgiões utilizam retalhos cutâneos ou fazem as cicatrizes em locais visíveis. Há lugares para fazer as incisões que são menos óbvios e esses são as minhas escolhas para esses procedimentos.

 

Nem todos os médicos que realizam esta operação são experimentes nela. Dos poucos que fazem, menos ainda são bons. Eu trato muitos pacientes que realizaram a cirurgia com cirurgiões que não são cirurgiões plásticos, e eu suspeito que eles não têm a base de conhecimentos em cirurgia plástica, que lhes permite usar as ferramentas de que dispomos para a reconstrução. Revisão de cirurgias do pênis é incrivelmente desafiadora, por isso é essencial que os pacientes procuram cirurgiões plásticos certificados (no Brasil, pela SBCP) que têm experiência em procedimentos de aumento de pênis.

 

Em geral, o quão satisfeitos os homens ficam com o procedimento?

Isso varia. Alguns têm expectativas irreais, fato que tento gerenciar da melhor maneira desde o começo. Aqueles que têm expectativas realistas e entendem que a aparência física mudarão de acordo com o padrão mencionado acima ficam bem satisfeitos. Quem pensa que as mudanças estéticas irão mudar seu desempenho ficam desapontados quando descobrem que este não é o caso. Como já disse, este não é um procedimento que altera o funcionamento do pênis. É puramente cosmético. Ainda assim alguns homens esperam uma mudança de desempenho além das estéticas.

 

Falando de funcionalidade, o pênis continua funcionando como antes, só que maior?

Em geral, sim.

 

Qual o seu conselho para homens que desejam se submeter a este procedimento?

Há riscos envolvidos, como em toda cirurgia. A melhor atitude é pensar bem a respeito dos riscos antes da cirurgia plástica. E pesquisar! A pesquisa é elementar para encontrar um cirurgião plástico de confiança. Pesquise para encontrar um profissional certificado (no Brasil, pela SBCP).

 

Leia a matéria completa aqui, em inglês.

One comment

  1. francisco di santo
    8 de dezembro de 2015 às 13:56

    Gostaria de maiores detalhes sobre a cirurgia de aumento peniano.
    Grato
    Francisco

Leave reply

Back to Top