Preenchimento Cutâneo

Home > Cirurgias e Procedimentos > Minimamente Invasivos > Preenchimento Cutâneo

Preenchimento Cutâneo

Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

O QUE SÃO PREENCHIMENTOS DÉRMICOS?

Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto podem ser repetidos.

Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. Seu cirurgião plástico irá avaliar suas necessidades e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.

PREENCHIMENTO DÉRMICO É RECOMENDADO PARA MIM?

Preenchimentos dérmicos são excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução permanente, converse com seu médico sobre facelift e lift de sobrancelhas.
Algumas pessoas optam pelo facelift líquido até que um lifting cirúrgico seja mais apropriado. É uma ótima maneira de ver algumas mudanças e melhorias em sua aparência tal como a redução de rugas da testa, até que esteja pronto para uma opção cirúrgica permanente. Lembre-se: é preciso se submeter a retratamento com preenchimento dérmico, tal como tratamento antirrugas, para manter a aparência rejuvenescida. 

VEJA COMO FUNCIONA

O preenchimento de rugas pode ser dividido em duas categorias: temporária e semi-permanente.

Temporária

Gordura humana, também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração para extrair gordura antes da injeção. Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo quando se utiliza a própria gordura. É sabido que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Pode-se esperar uma taxa bastante elevada de reabsorção. Assim, seu médico irá provavelmente sobrecarregar a área a ser tratada. A princípio pode ficar com aparência anormal mas logo recupera a aparência normal e você desfrutará de um novo visual. Quando o médico extrai esta gordura através de lipoaspiração, é possível que haja mais gordura que o necessário para uma aplicação. A gordura pode ser armazenada para retoques.

O colágeno é uma substância proteica natural, sendo o componente principal da cartilagem, ossos e dentes. Ele é derivado a partir da pele humana ou de bovino (conhecido como colágeno bovino). As marcas incluem: CosmoDerm, Cosmoplast, Zyderm, Zyplast.

Derme de cadáver humano é a pele cultivada a partir de um cadáver e injetada em seu rosto. Esta substância resulta em preenchimento impressionante de depressões faciais. As marcas incluem: Cymetra, Dermalogen, Fascian.

O ácido hialurônico é também uma substância natural encontrada em seu corpo.

Concentrações elevadas são encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado também em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele. Se o nome soa familiar é porque a mesma substância é freqüentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. As marcas incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.

A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.

Ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill.

Semi-Permanente

Preenchimentos de PMMA (polimetilmetacrilato) contêm cerca de 20% de minúsculas microesferas de PMMA suspensas em 80% de gel de colágeno purificado. Esta substância, considerada semi-permanente, pode ser removida. O PMMA é mais frequentemente usado para tratar rugas e sulcos de tamanho médio a profundo, principalmente pregas nasolabiais. Ele também pode ser usado para preencher cicatrizes e aumentar lábios finos. O PMMA tem sido utilizado por muitos anos em implantes cirúrgicos permanentes. Assim, provavelmente o cirurgião fará preenchimento mínimo no primeiro tratamento acrescentando mais se necessário. As marcas incluem: Articol, Artefill, Metacrill.

O QUE ACONTECE DURANTE AS INJEÇÕES DE PREENCHIMENTO DÉRMICO?

Primeiramente o cirurgião irá ouvi-lo considerando os resultados que almeja e, em seguida, avaliará a sua aparência facial e o tom de pele, observando as áreas de seu rosto a serem aumentadas com preenchimento dérmico.

MAPEAR UMA ESTRATÉGIA

Em seguida, o cirurgião irá marcar pontos estratégicos no seu rosto que servirão como guia para localizar os pontos apropriados para aplicar a injeção de preenchimento. 

LIMPAR A ÁREA

Os locais de injeção serão limpos com um agente antibacteriano. Em seguida, um anestésico tópico será usado para anestesiar a área, especialmente se você é sensível a injeções. Em alguns casos o material de preenchimento inclui anestésico na mistura. 

INJEÇÃO

A aplicação das injeções levará apenas alguns minutos no total e apenas alguns segundos por local. 

LIMPAR E APLICAR GELO

As marcas serão lavadas e lhe será dada uma bolsa de gelo para reduzir qualquer desconforto temporário. Neste momento você poderá usar maquiagem, no entanto tome cuidado para não pressionar as áreas tratadas pois pode resultar na movimentação do preenchimento dérmico. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE CICATRIZES E LINHAS PROFUNDAS

Estas áreas muitas vezes requerem injeções múltiplas para se obter o resultado desejado. Se necessária aplicação mais profunda de injeção, será utilizado anestésico local. Os locais mais comuns que requerem preenchimento mais profundo do tecido são as pregas nasolabiais e as linhas de marionete, bem como para melhorar o volume das bochechas. 

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

Não há inatividade quando se realizam procedimentos com preenchimento dérmico. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente. Lembre-se de não esfregar a área tratada de modo que o material de preenchimento permaneça intacto. É provável que haja um pouco de inchaço ou hematomas, no entanto desaparecem em poucos dias. Se você optar por gordura humana como preenchimento, a princípio você vai notar uma aparência “mais cheia”. No entanto dentro de algumas horas ou, em alguns casos, alguns dias, esta aparência desaparece. Para algumas pessoas esta aparência “mais cheia” pode perdurar durante algumas semanas. Preenchimentos que são derivados de origem que não seja humana requerem teste de alergia de pré-tratamento.

RISCOS DO USO DE PREENCHIMENTOS

• Acne;
• Anticorpos ou rejeição ao material de preenchimento podem reduzir a eficácia de injeções futuras;
• Assimetria;
• Sangramento;
• Hematomas;
• Preenchimento contendo microscópicas substâncias granulares, em particular de hidroxiapatita de cálcio, pode aglomerar como resultado do movimento da face ou do seu processo de envelhecimento natural. Com o passar do tempo estes aglomerados podem se transformar em caroços ou nódulos. A cirurgia remove os caroços;
• Infecção no local da injeção;
• Coceira;
• Migração do material de preenchimento para longe do local original;
• Necrose (morte da pele);
• Vermelhidão;
• Erupção cutânea;
• Sensibilidade da pele;
• Inchaço;
• Dormência temporária;
• Paralisia temporária dos músculos faciais;
• Sub ou sobrecorreção de rugas.

A LONGO PRAZO

É importante saber que preenchimentos dérmicos não são permanentes. Mesmo a categoria semi-permanente eventualmente exige retratamento. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume. 

RESULTADOS

Preenchimento dérmico injetável pode aumentar o volume de lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência de cicatrizes. 

QUAL O CUSTO DA CIRURGIA?

O custo é sempre uma consideração nos procedimentos eletivos. Os preços podem variar muito dependendo do procedimento a ser realizado e da experiência do profissional. 

CUSTOS ADICIONAIS PODEM INCLUIR

• Honorários do cirurgião;
• Honorários do anestesista;
• Receitas dos medicamentos.

Certifique-se de perguntar ao seu médico sobre todos os custos envolvidos no procedimento.

SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA

Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia. 

PERGUNTAS A FAZER AO CIRURGIÃO PLÁSTICO

• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
• Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
• A instalação da sala de procedimento de seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
• O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
• Onde e como será realizado o procedimento ou tratamento?
• Quais são os riscos e as possíveis complicações associados ao meu procedimento?
• Quais resultados são esperados para mim?