Home > SBCP > Sobre a SBCP
Sobre
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica foi fundada em 1948, em São Paulo, com o objetivo de promover e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil. Hoje, a SBCP é composta por aproximadamente 6.500 cirurgiões plásticos, entre titulares, associados e aspirantes a membros.
Para ingressar na SBCP, o interessado deve ser médico com especialização de dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP e/ou MEC, prestar e ser aprovado em prova escrita e oral, para então se tornar membro especialista em cirurgia plástica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem sua sede Nacional em São Paulo e 19 Regionais em 18 capitais do país.
Suas diretorias são eleitas por votos dos membros para uma gestão administrativa de dois anos. Periodicamente, são promovidos encontros científicos exclusivos para seus associados: são cinco Jornadas Científicas e um Congresso por ano, onde o cirurgião plástico pode atualizar seus conhecimentos científicos por meio de atividades, como conferências e cirurgias ao vivo.
Aliado à prática científica, a SBCP possui desde 2013 a Fundação IDEAH, de cunho exclusivamente social, este projeto tem como finalidade contribuir para o bem da comunidade. A Fundação IDEAH tem por objetivo fomentar o estudo da cirurgia plástica assim como facilitar a realização de cirurgias plásticas reparadoras na população carente.
Em todo evento científico, Jornadas e Congresso, a Fundação IDEAH organiza junto à secretaria de saúde local e a regional da SBCP, um mutirão de cirurgia plástica reparadora para beneficiar pessoas que aguardam por algum procedimento na rede pública de saúde. São atendidos pacientes com fissuras labiopalatinas, queimaduras, câncer de pele, reconstrução mamária, escalpelamento, orelhas em abano, etc.

José Rebello Neto

Antonio Prudente

Victor Spina

Antonio Duarte Cardoso

Alípio Pernet

Roberto Farina

George Ariê

Roberto Barjas Millan

Nelson Pigossi

Ricardo Baroudi

Aymar Sperli

Paulo Marques de Souza

Raul Couto Socena

Ewaldo Bolivar

Claudio Rebello

Melchiades Oliveira

Juarez Avelar

Pedro Martins

Liacyr Ribeiro

Munir Miguel Curi

Farid Hakme

Luiz Carlos Garcia

Sérgio Carreirão

Osvaldo Saldanha

José Yoshikazu Tariki

Sebastião Nelson Edy Guerra

José Horácio Aboudib

João de Moraes Prado Neto

Luciano Chaves
