Skip to main content
Notícias

Cerimônia de abertura do 50° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica comemora os 50 anos de sucesso do evento

By 15 de novembro de 2013Nenhum comentário

Completando seus 50 anos de história na capital mundial da cirurgia plástica, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica teve sua abertura oficial na noite passada com muitos motivos para comemorar. Pela quinta vez, o evento é considerado o maior congresso da especialidade, reunindo mais de 3000 mil participantes de todas as regiões do país.

Compondo a mesa da cerimônia estavam Dr. José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Dr. Paulo Roberto Leal, presidente da regional Rio de Janeiro e do Congresso; Dr. Dênis Calazans, Secretário geral da SBCP; Dr. João Medeiros Tavares Filho, secretário da regional Rio de Janeiro; Dr. Carlos Alberto Komatsu, tesoureiro nacional; Dr. Leandro da Silva Pereira, tesoureiro da regional Rio de Janeiro; Dr. Níveo Steffen, diretor do departamento de eventos científicos; Dr. Claudio Cardoso Castro, presidente de honra do 50° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica; Dr. Roberto Luiz Dávila, presidente do Conselho Federal de Medicina; Dr. Carlos Uebel, presidente da ISAPS; Dr. Ricardo Vieiralves de Castro, reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Dr. Reinaldo Kube, presidente da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica; e o patrono da cirurgia plástica brasileira, Professor Ivo Pitanguy.

A cerimônia que representa cinco décadas de história do maior evento da cirurgia plástica emocionou os médicos que juntos ajudaram a construir esse legado de sucesso.

Dr. Paulo Leal abriu a cerimônia dando boas-vindas aos congressistas, seguido pelo Dr. Níveo Steffen, que discursou sobre as evoluções e conquistas da gestão da diretoria e do departamento científico no biênio 2012/2013.

Foram prestadas homenagens ao Professor Ivo Pitanguy, Dr. José Carlos Daher, Dra. Lydia Maskavo Ferreira, Dr. Marcus de Castro Ferreira,  Dr. Farid Hakme e Dr. Ronaldo Pontes. Além disso, foi prestada uma homenagem especial para o Dr. Luis D’ávila e um “Justo Tributo” ao Professor Ramil Sinder. O presidente da Sociedade Americana, Dr. Gregory Evans também foi homenageado.

Dr. D’ávila, presidente do CFM, foi enfático em seu discurso sobre atual situação da medicina brasileira no país e sobre a preocupação de ver que médicos operando sem a habilitação e especialização adequada para o exercício de uma especialidade como a cirurgia plástica.

Os ex presidentes também foram homenageados, assim como os presidentes eleitos das regionais brasileiras do Biênio 2014/2015.

Além disso, foram entregues os prêmios aos vencedores do Prêmio Jornalismo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pelo importante trabalho na divulgação espontânea de temas relacionados a especialidade e de interesse público. Correio Braziliense, TV Amapá em parceria com a Globo News Saúde e Revista Corpo a Corpo foram os veículos escolhidos pelo exemplar esforço de esclarecimento da população brasileira.

Por fim, Dr. José Horácio Aboudib fez seu discurso de despedida e a transmissão oficial do cargo para o presidente eleito, Dr. João de Moraes Prado Neto, que discursou sobre seus objetivos para a nova gestão, enfatizando mais uma vez a importância da luta em defesa da especialidade e do resguardo da segurança dos pacientes.

 

Dr. José Horácio Aboudib na transmissão oficial do cargo de presidente ao presidente eleito para o biênio 2014/2015, Doutor João de Moraes Prado Neto

Dr. José Horácio Aboudib na transmissão oficial do cargo de presidente ao presidente eleito para o biênio 2014/2015, Doutor João de Moraes Prado Neto

 

Mesa da abertura do 50° Brasileiro de Cirurgia Plástica

Mesa da abertura do 50° Brasileiro de Cirurgia Plástica

Fila do ex presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Fila do ex presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica