Museu

Home > SBCP > Museu

Museu da SBCP Ivo Pitanguy

Como profissionais da beleza, nós Cirurgiões Plásticos estamos, incansavelmente, na busca da transformação da ciência em arte, disponibilizando técnicas e táticas inseridas em um contexto universal.

A diretoria executiva, com a materialização do museu em 2016 criou um marco cultural na SBCP.

O Museu da SBCP, sempre foi um sonho antigo de várias gerações. Em nossa gestão, queremos fazer uma verdadeira cruzada cultural, por todo o Brasil, objetivando criar um ambiente, onde um crescente número de colegas possa participar com suas sugestões e doações para criar um acervo maior, assim, tornar público o tão valioso patrimônio.

Vamos direcionar esse trabalho no sentido de identificar, catalogar e organizar as doações de fotos, livros raros e outras relíquias. A semente plantada germinou, mostrando que o terreno fértil. UM SONHO REAL.

O museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy é focado na história e na evolução da Cirurgia Plástica no Brasil e no mundo e homenageia o patrono da SBCP, Dr. Ivo Pitanguy, mundialmente reconhecido como um dos mais renomados do seu tempo. A importância de se ter no Brasil um museu da Cirurgia Plástica é poder trazer diversos benefícios impactantes e perenes para a especialidade.

Aqui estão alguns pontos que destacam a herança de ter um museu dedicado à cirurgia plástica:

Preservação histórica: Um museu de cirurgia plástica tem o papel fundamental de preservar a história da especialidade. Ele pode documentar e exibir objetos, preservados, instrumentos médicos antigos, fotografias, registros e outros materiais relacionados ao desenvolvimento e evolução da cirurgia plástica ao longo do tempo. Isso permite que as futuras gerações tenham acesso ao conhecimento histórico da área e compreendam a trajetória e as conquistas dos cirurgiões plásticos.

Oportunidade de visualizar, conhecendo as maiores contribuições dos cirurgiões plásticos brasileiros para a cirurgia plástica mundial. Impossível nominar todos, porém, entre tantos, ao logo dos 75 anos da nossa SBCP , citaremos alguns saudosos professores: Rebello Neto, Prudente, Perseu, Pitanguy, Ariê, Lyacir, Callia, Paulo de Castro Correia, Estima, Jalma Jurado, Psilakis, Spina, Ricardo Baroudi, Osvaldo de Castro, Millan, Aymar, Cassio Raposo do Amaral, Munir Curi, Ewaldo Bolivar.

Esses cirurgiões plásticos brasileiros fizeram inúmeras contribuições para o campo da cirurgia plástica em nível mundial. Desenvolvimento de técnicas cirúrgicas inovadoras que transformaram a prática da cirurgia plástica. Por exemplo, nos procedimentos como a abdominoplastia, lipoabdominoplastia, rinoplastia, a mamoplastia de aumento, reconstrução mamária, o lifting facial, entre outros, demonstrando suas habilidades desenvolvendo novas abordagens e técnicas e aprimorando as clássicas existentes.

Conheça o nosso Museu!
Moisés Wolfenson
Curador

O Museu fica na sede da SBCP em São Paulo. Para visitá-lo basta agendar data e horário pelo telefone ou enviar um e-mail. A entrada é gratuita.

Informações:
Rua Funchal, 129 – 2º andar – Vila Olímpia – São Paulo, SP

(11) 3044-0000
sbcp@cirurgiaplastica.org.br