Cirurgia para Homens

Home > Cirurgias e Procedimentos > Cirurgia para Homens

Cirurgia para Homens

Cada vez mais homens de todas as idades e de todas as classes socias, querem se submeter à cirurgia plástica por razões estéticas. Os objetivos dos homens incluem nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido, cintura menos marcada. Os procedimentos utilizados para que se alcancem estes objetivos devem levar em consideração fatores tais como a espessura da pele, o crescimento da barba e o tipo do corpo. 

PLANEJANDO A CIRURGIA

Boa comunicação, entre você e o cirurgião plástico, é essencial para o planejamento da cirurgia. Na primeira consulta, o cirurgião plástico lhe dará informações sobre o procedimento e você será questionado sobre quais resultados espera da cirurgia. É importante deixar de lado qualquer constrangimento que possa sentir e, falar, abertamente, sobre os resultados que gostaria de obter. O cirurgião, também, avaliará sua saúde, fará exame físico e pré-operatório, irá tirar fotos e lhe explicará quais técnicas cirúrgicas são as mais adequadas para você. Serão discutidos o tipo de anestesia a ser usada, o local onde a cirurgia será realizada, os possíveis riscos e os custos envolvidos no procedimento. É importante que se tenha expectativas realistas sobre a cirurgia. Lembre-se, a cirurgia pode oferecer melhora significativa, mas não a perfeição. Não se esqueça de que a idade e a saúde desempenham papel importante na qualidade do resultado.

A CIRURGIA

Serão dadas informações detalhadas sobre o procedimento ao qual você vai se submeter. O cirurgião plástico lhe dará informações sobre o procedimento e discutirá fatores que podem influenciar na cirurgia. Certifique-se de que compreendeu completamente as informações que recebeu.

LIPOASPIRAÇÃO E CONTORNO CORPORAL

A forma ideal para o corpo masculino é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. No entanto, à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais (“pneuzinhos”), na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico.
Em muitos casos, apenas a lipoaspiração efetivamente corrige estas áreas. Homens mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada que a das mulheres. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens que têm flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A excisão também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principlamente, pelo tecido glandular e não pela gordura.

Redução de abdômen: A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura, comprimi os músculos da parede abdominal e reduz a cintura. Homens que se submetem à abdominoplastia são muitas vezes surpreendidos pelo longo período de recuperação. Alguns pacientes voltam a trabalhar até quatro semanas após a cirurgia. Homens com boa elasticidade da pele e com quantidade moderada de excesso de gordura abdominal podem se beneficiar da lipoaspiração.

Nos últimos anos, os cirurgiões plásticos têm desenvolvido formas de melhorar o contorno muscular com implantes estéticos. Implantes de panturrilha, originalmente desenvolvidos para restaurar o contorno da perna de vítimas de acidente e de poliomielite, agora são usados para dar plenitude estética à perna. Da mesma forma, os implantes peitorais, utilizados para construir o tórax de homens com síndrome de Poland, também podem ser usados para aumentar os músculos peitorais em homens saudáveis. 

ALTERAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FACIAIS

Procedimentos estéticos tais como a cirurgia de pálpebras, cirurgia de nariz e implantes faciais são realizados, essencialmente, da mesma maneira em homens e mulheres. No entanto, é importante que seu cirurgião saiba se você almeja um visual mais masculino para suas características faciais − queixo com melhor projeção, maçãs do rosto mais salientes, nariz mais marcante.

CIRURGIA FACIAL

Se você está planejando se submeter à cirurgia facial ou à cirurgia no pescoço, o cirurgião irá avaliar toda a região da cabeça, do pescoço e do rosto.

Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino. Rostos masculinos sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma após a cirurgia. Ademais, qualquer cicatriz resultante de uma cirurgia é mais difícil de ser escondida nos homens, pois não usam maquiagem ou o corte de cabelo para camuflar a cicatriz, como muitas mulheres fazem.

O crescimento do cabelo e da barba desempenham papel fundamental no resultado. Se você é calvo ou tem queda de cabelo, talento artístico é necessário para esconder a incisão, especialmente na área da região temporal. Se pele do pescoço contendo pelos é trazida para trás das orelhas durante a cirurgia, você precisará raspar atrás das orelhas ou na parte de trás do pescoço. No entanto, às vezes, a depilação a laser pode corrigir este problema. Certifique-se de discutir estas possibilidades com o seu cirurgião.

A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema. Pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos do platisma. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.

TRATAMENTOS PARA A PELE

Você deve ficar sem fazer a barba por cerca de 3 semanas após o tratamento de pele com peeling químico ou dermoabrasão. Estes procedimentos removem as camadas superficiais da pele, assim, provavelmente, seu rosto ficará sensível, inchado e rosa brilhante, por várias semanas, após a cirurgia.
Alguns homens ficam contentes que o crescimento da barba pode ajudar a esconder o rosado da pele. Pede-se, também, ao paciente, para não ingerir bebidas alcoólicas por cerca de quatro semanas. O álcool faz com que as áreas tratadas da pele tornem-se visivelmente vermelhas e coradas.

TRANSPLANTE DE CABELO FACIAL

A primeira consideração para homens que desejam se submeter ao transplante de cabelo é o tempo envolvido, pois, geralmente, são necessários vários procedimentos cirúrgicos, com longos intervalos de recuperação. Um tratamento pode durar de dezoito meses a dois anos ou mais. Você deve estar ciente de que as incisões ou os locais do transplante podem ficar visíveis, especialmente nas fases iniciais do processo de transplante de cabelo. Se o seu trabalho e estilo de vida não são compatíveis com um período de tratamento longo, pergunte ao seu médico sobre alternativas, como a cirurgia com retalho ou a redução do couro cabeludo.

APÓS A CIRURGIA

Os dias e semanas subsequentes à cirurgia são fundamentais para a obtenção de um bom resultado cirúrgico. Portanto, é essencial que você siga as recomendações de seu médico. Seguir as recomendações pode significar ausentar-se do trabalho por tempo adequado, usar bandagens ou malhas de compressão, descansar, não se expor ao sol, não ingerir álcool, não fumar, evitar atividade extenuante, exercício físico, esportes e até mesmo sexo.