Queimadura

Home > Cirurgias e Procedimentos > Queimadura

Queimadura

A QUEIMADURA E A PREVENÇÃO

Talvez uma das melhores ações perante a eventualidade da queimadura seja a prevenção. Devemos lembrar que a queimadura atinge crianças e adultos, podendo oferecer risco à vida. As cicatrizes podem marcar para sempre. A importância da prevenção é tão grande que existe inclusive um dia para tal que é o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras comemorado no dia 06 de junho. Informações e ações de prevenção podem ser vistas no site da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

ATUAÇÃO DA CIRURGIA PLÁSTICA NO ATENDIMENTO AOS QUEIMADOS

A importância do cirurgião plástico no tratamento das queimaduras é tão significativa que a queimadura é considerada área de atuação do cirurgião plástico.
A atividade do cirurgião plástico se dá tanto na fase aguda quanto na sequela da queimadura.

EM QUAIS CASOS NECESSITAM INTERVENÇÃO CIRÚRGICA?

Na fase aguda da queimadura o objetivo é promover a cicatrização da área queimada. Este processo depende da origem e profundidade da área atingida. O tratamento cirúrgico da fase aguda pode começar com uma simples remoção do tecido desvitalizado chegando aos retalhos e enxertias de pele.

COMO SE DÁ A CIRURGIA?

As eventuais sequelas são tratadas se utilizando de um grande arsenal de recursos cirúrgicos dentro da cirurgia plástica. Considerando a diversidade e complexidade destas sequelas, sua localização e características, diversas técnicas e materiais são atualmente disponíveis.

Em ambas as fases muitas vezes são necessárias várias cirurgias para se obter um resultado satisfatório.

TRATAMENTOS DISPONÍVEIS

O tratamento na fase aguda da queimadura pode se iniciar apenas em um curativo ou orientação nos casos mais simples. Conforme se aumenta a complexidade, recursos clínicos e cirúrgicos diversos podem ser empregados. Nos casos de queimaduras mais complexas na maioria das vezes além do cirurgião plástico outras 7 profissões podem contribuir para o atendimento integral e multidisciplinar da queimadura.

Para o tratamento da sequela os tratamentos são na maioria das vezes também multidisciplinares. Mais especificamente à atividade do cirurgião plástico as técnicas empregadas visam em primeiro lugar devolver ou preservar a função e ao mesmo tempo promover a melhoria estética das cicatrizes, retrações ou outras consequências da queimadura.

A QUEIMADURA E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

O paciente queimado, dada muitas vezes a complexidade das situações, tanto na fase aguda como no tratamento da sequela, necessita da equipe multidisciplinar. Entre as profissões que diretamente participam do atendimento nestes 2 momentos estão os fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos. O conjunto de ações da equipe multidisciplinar reduz o tempo de tratamento, facilita a recuperação e na maioria das vezes contribui para a reinserção do paciente.

CUIDADOS TOMAR APÓS O PROCEDIMENTO

Há muitos e diversos cuidados após os procedimentos. O especialista em cirurgia plástica o fará dependendo do ato realizado.

QUAL RESULTADO ESPERAR?

O especialista em cirurgia plástica saberá esclarecer e orientar a expectativa do resultado. Dada muitas vezes à complexidade e diversidade das situações, o esclarecimento prévio representa um mecanismo necessário dentro da programação do tratamento.
Muitas vezes este tratamento demanda períodos bastante longos, devendo ser analisada caso a caso.