Toxina Botulínica

Home > Cirurgias e Procedimentos > Minimamente Invasivos > Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?

Adultos estão vivendo mais do que nunca. Sentimo-nos vitais, somos ativos e queremos que nosso corpo espelhe a mente e o coração jovens. A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Basicamente qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados. Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

VEJA COMO FUNCIONA

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.
Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.
Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece apenas os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

• Hematomas e dor no local da injeção;
• Vermelhidão;
• Dor de cabeça;
• Sintomas gripais;
• Náuseas;
• Fraqueza temporária facial ou ptose;
• Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

ENTÃO, A TOXINA BOTULÍNICA É INDICADA PARA MIM?

A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você. 

ESCOLHA UM CIRURGIÃO PLÁSTICO QUALIFICADO

Para se certificar de que o cirurgião plástico é qualificado, verifique se ele é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Atenção: Em mãos erradas ou inexperientes, a toxina botulínica torna-se um perigo. Além de procurar por um médico treinado e qualificado em cirurgia plástica, certifique-se de que o profissional tem experiência específica com estes tipos de procedimentos.

QUAL O CUSTO DA APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

O custo é sempre uma consideração em procedimento eletivo ou tratamento. O custo para tratamento de toxina botulínica pode variar de acordo com a experiência e as qualificações da pessoa que realiza o procedimento, tempo e pontos que o tratamento requer. 

CUSTOS ADICIONAIS PODEM INCLUIR

• Custos da unidade cirúrgica;
• Taxas de anestesia;
• Prescrição de medicamentos.

Não se esqueça de perguntar ao seu médico sobre todos os custos envolvidos no procedimento.

SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA

Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final do procedimento.

PERGUNTAS A FAZER AO CIRURGIÃO PLÁSTICO

 • Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
• Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
• A instalação da sala de procedimento em seu consultório é certificada pela Vigilância Sanitária de sua cidade?
• Sou um bom candidato a este procedimento?
• O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
• Onde e como será realizado o procedimento ou tratamento?
• Qual o tempo de recuperação?
• Quais são os riscos e possíveis complicações associados ao meu procedimento?
• Como será minha aparência com o passar do tempo?
• Quais resultados posso esperar?

MARCA DO PRODUTO – PROCEDIMENTOS E TRATAMENTOS

Opções de toxina botulínica aprovadas pela Anvisa

Botox
Dysport
Xeomin
Prosygne
Botulift