Dermoabrasão

Home > Cirurgias e Procedimentos > Minimamente Invasivos > Dermoabrasão

Dermoabrasão

A dermoabrasão ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica. O tratamento suaviza as irregularidades da superfície, dando à pele uma aparência mais suave.

O QUE É A DERMOABRASÃO?

A dermoabrasão é mais frequentemente utilizada para melhorar a aparência da pele da face com cicatrizes de acidentes ou de cirurgias prévias, bem como para suavizar rugas faciais superficiais, tais como aquelas ao redor da boca. O procedimento também pode ser usado para remover tumores pré-cancerígenos, denominados queratoses, e cicatrizes profundas de acne. A dermoabrasão pode ser realizada em pequenas áreas da pele ou sobre toda a face, podendo ser feita isoladamente ou, juntamente, com demais procedimentos tais como facelift ou peelingquímico.

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

A dermoabrasão é um procedimento seguro quando realizado por um médico experiente. O risco mais comum é alteração na pigmentação da pele. Escurecimento permanente da pele pode ocorrer em alguns pacientes devido à exposição ao sol, nos dias, ou meses, após o procedimento. Por sua vez, alguns pacientes acham que a pele tratada fica mais clara. Pode ser que surjam pequenas espinhas após o procedimento, desaparecendo com o tempo, ou com o uso de esponja abrasiva ou sabonete (algumas vezes, o cirurgião terá de removê-las). Pode ser, também, que os poros da pele dilatem, retornando, geralmente, ao tamanho normal com a diminuição do inchaço. Mesmo ocorrendo raramente, infecção e cicatrizes podem acontecer. Alguns indivíduos desenvolvem tecidos de cicatrização em excesso (quelóide ou cicatriz hipertrófica), que podem ser tratados com aplicação ou injeção de corticóide para suavizar a cicatriz. Os riscos podem ser reduzidos se o tratamento for feito com um cirurgião plástico qualificado e se as orientações dadas por ele forem corretamente seguidas.

ENTÃO, A DERMOABRASÃO É INDICADA PARA MIM?

Nenhum tratamento remove todas as cicatrizes e imperfeições ou previne o envelhecimento. Antes de decidir se submeter a um tratamento de pele, pense, cuidadosamente, sobre suas expectativas e as discuta com o seu cirurgião.
Homens e mulheres de todas as idades, desde jovens a adultos mais velhos, podem se beneficiar do procedimento. Embora pessoas mais velhas se recuperem mais lentamente, os fatores mais importantes são o tipo de pele, a coloração e o histórico médico. Por exemplo, a pele negra, a pele asiática e a pele com tez escura podem descolorir permanentemente e ficar com manchas após o tratamento. As sardas podem desaparecer na área tratada. Ademais, a maioria dos cirurgiões não irá realizar o tratamento durante fases ativas de acne devido ao maior risco de infecção. O mesmo é válido se você já se submeteu a tratamento de radiação, teve queimadura de pele ou fez peelingquímico previamente.

PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS

Se você quer refinar superficialmente a pele do rosto, pode considerar, também, o peeling químico, que é um método alternativo de remoção cirúrgica da camada superficial da pele. Contudo, a dermoabrasão utiliza instrumentos cirúrgicos para remover as camadas da pele afetada, enquanto o peeling químico utiliza uma solução cáustica. A escolha de um procedimento ou de uma combinação de procedimentos será feita de acordo com a pele do paciente. Em geral, o peelingquímico é usado mais frequentemente para tratar rugas finas e a dermoabrasão para imperfeições mais profundas tais como cicatrizes de acne. Uma abordagem que não seja química pode, também, ser a melhor opção para pessoas com pele ligeiramente mais escura, especialmente quando se trata de áreas limitadas no rosto, uma vez que a dermoabrasão tem menos probabilidade de produzir alterações extremas e contrastes na cor da pele.

PREPARANDO-SE PARA O TRATAMENTO DE DERMOABRASÃO

É bastante importante que o tratamento seja feito por um cirurgião plástico ou dermatologista qualificados e que tenham experiência com o procedimento. Afinal, a dermoabrasão geralmente envolve a parte mais visível de seu corpo: o rosto.

Em sua primeira consulta, discuta suas expectativas com o cirurgião, e não hesite em fazer perguntas ou expressar quaisquer preocupações que possam existir. O cirurgião deve ser igualmente franco com você, explicando os fatores que podem influenciar no procedimento (idade, condição da pele e cirurgias plásticas prévias) e nos resultados. O cirurgião irá discutir seu histórico médico, solicitar exames de rotina e fotografar seu rosto. O profissional deve explicar, também, o procedimento em detalhes, juntamente com os riscos e os benefícios, o período de recuperação e os custos. Seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre comer e beber, e a suspensão da aspirina e de demais medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Serão dadas, também, orientações especiais sobre o cuidado e o tratamento da sua pele antes da cirurgia. Se você fuma, provavelmente, será solicitado que pare de fumar por uma semana, ou duas, antes e após a cirurgia, pois o cigarro diminui a circulação de sangue na pele e impede a cicatrização

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe à cirurgia e que lhe ajude em casa se necessário.

ONDE SERÁ REALIZADA A CIRURGIA?

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

TIPOS DE ANESTESIA

A dermoabrasão pode ser realizada sob anestesia local, adormecendo a área tratada, juntamente com um sedativo para relaxar. Você permanecerá acordado, no entanto, relaxado e sentirá o mínimo desconforto. Em casos mais severos, o cirurgião pode preferir usar anestesia geral.

A CIRURGIA

O procedimento geralmente leva de alguns minutos a uma hora e meia, dependendo da extensão da área de pele envolvida. Não é incomum o procedimento ser executado
mais de uma vez, em especial quando a cicatriz é profunda ou grande área de pele está envolvida.

Na dermoabrasão, o cirurgião raspa a camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumental contendo partículas de diamante, ligados a um cabo motorizado. A raspagem continua até que o cirurgião alcance o nível mais seguro, deixando as cicatrizes menos visíveis.

RECUPERAÇÃO

Logo após o procedimento, a pele fica bastante vermelha e inchada, assim, comer e falar pode ser difícil. Provavelmente, você sentirá um pouco de formigamento, queimação ou dor, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana.
Se você se lembrar dos arranhões que teve quando criança, terá uma idéia do que esperar deste tipo de cirurgia. Uma crosta irá se formar sobre a área tratada durante o processo de cicatrização. A crosta irá cair à medida que uma nova camada de pele é formada. O rosto pode coçar à medida que nova pele se forma. O cirurgião pode recomendar uma pomada para aliviar o desconforto e lhe dará orientações detalhadas sobre como cuidar de sua pele após a cirurgia. Para os homens, cuidados especiais incluem postergar o barbear e usar um barbeador elétrico ao fazer a barba, pela primeira vez, após a cirurgia. É muito importante que você compreenda e siga as orientações dadas pelo médico.

Se você observar que a área tratada tende a piorar e, não, a melhorar (se torna cada vez mais vermelha, e com coceira após o início da cicatrização), pode ser um sinal de que cicatrizes anormais estão começando a se formar. Entre em contato com o cirurgião o mais rapidamente possível, de modo que procedimentos adequados sejam realizados.

VOLTANDO AO NORMAL

Sua nova pele ficará um pouco inchada, sensível e terá aparência rosada por várias semanas. Durante este tempo, você pode, gradualmente, retomar suas atividades normais. Você poderá retornar ao trabalho dentro de duas semanas. O cirurgião, provavelmente, irá aconselhá-lo a evitar por, pelo menos, duas semanas, qualquer atividade que possa causar colisão com o seu rosto. Esportes mais ativos (especialmente aqueles que envolvem bola) devem ser evitados por quatro a seis semanas. Se você pratica natação, opte por nadar em piscina coberta para evitar sol e vento, e mantenha seu rosto fora de água que contenha cloro por, pelo menos, quatro semanas. Levará, no mínimo, de três a quatro semanas, até que possa ingerir bebida alcoólica e não experiencie vermelhidão no rosto. Sobretudo, é importante que proteja sua pele do sol até que haja pigmentação na pele, o que leva, aproximadamente, de seis a doze meses.

SUA NOVA APARÊNCIA

Tratamentos de refinamento da pele oferecem grandes melhorias à pele, no entanto, levará certo tempo até que os resultados finais apareçam. O rosado da pele vai demorar cerca de três meses para desaparecer. Enquanto isso, provavelmente, você terá de usar maquiagem antialérgica. Quando a nova pele estiver totalmente repigmentada, a cor deve aproximar-se da pele circundante, tornando o procedimento praticamente indetectável.